BARREIRAS E FACILITADORES DA HUMANIZAÇO DOS SERVIÇOS DE URG�NCIA E EMERG�NCIA: REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Humanização, Humanização da Assistência, Serviços de Urgência e EmergênciaResumo
NOS SERVI�OS DE URG�NCIA E EMERG�NCIA O PROCESSO DE HUMANIZA��O TEM SIDO UM DESAFIO MEDIANTE A COMPLEXIDADE DA ASSIST�NCIA, A VULNERABILIDADE DOS CLIENTES E A ALTA DEMANDA DE ATENDIMENTO. OBJETIVO: DESCREVER OS FATORES QUE FACILITAM E OS QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE HUMANIZA��O NAS UNIDADES DE URG�NCIA E EMERG�NCIA NO PA�S ENCONTRADO NA LITERATURA CIENTÍFICA. METODOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA DE ARTIGOS ORIGINAIS PUBLICADOS NA BIBLIOTECA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), NO PER�ODO DE 2010 A 2015, NO IDIOMA PORTUGU�S. FOI REALIZADA A LEITURA ANAL�TICA DOS ARTIGOS E ANÁLISE DE CONTE�DO. RESULTADOS: FORAM INCLU�DOS NA PRESENTE REVISÃO NOVE ARTIGOS. FORAM ENCONTRADAS DIFERENTES BARREIRAS PARA HUMANIZA��O DOS SERVI�OS DE URG�NCIA E EMERG�NCIA: FALTA DE COMUNICA��O, INTENSA DEMANDA DE TRABALHO, PREC�RIAS CONDI��ES DE TRABALHO, FALTA DE ESPA�O F�SICO, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS, D�FICIT DE PROFISSIONAIS, FALTA DE INFORMAÇÃO POR PARTE DOS USU�RIOS, INSATISFA��O DO USU�RIO E DOS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS. OS FATORES FACILITADORES ENCONTRADOS NOS ESTUDOS FORAM: SATISFA��O PROFISSIONAL, TRABALHO EM EQUIPE, QUALIFICA��O PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO PERMANENTE E IMPLANTA��O DO ACOLHIMENTO E CLASSIFICA��O DE RISCOS. CONCLUS�ƑO: OS FACILITADORES DO PROCESSO DE HUMANIZA��O DEVERIAM SOBRESSAIR �S BARREIRAS, NO ENTANTO AL�M DE TODAS AS BARREIRAS CONCRETAMENTE ESTABELECIDAS, FALTA TAMB�M A CULTURA DE HUMANIZA��O POR PARTE DE USU�RIOS E PROFISSIONAIS. ASSIM, AS II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA MEDIDAS ADOTADAS PARA O RESTABELECIMENTO DA HUMANIZA��O DOS SERVI�OS DE URG�NCIA E EMERG�NCIA DEVEM ABRANGER AMBOS OS SUJEITOS DO PROCESSO.