BARREIRAS E FACILITADORES DA HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Humanização, Humanização da Assistência, Serviços de Urgência e EmergênciaResumo
Nos serviços de urgência e emergência o processo de humanização tem sido um desafio mediante a complexidade da assistência, a vulnerabilidade dos clientes e a alta demanda de atendimento. OBJETIVO: descrever os fatores que facilitam e os que dificultam o processo de humanização nas unidades de urgência e emergência no país encontrado na literatura científica. METODOLOGIA: revisão integrativa da literatura de artigos originais publicados na biblioteca Scientific Electronic Library Online (Scielo), no período de 2010 a 2015, no idioma português. Foi realizada a leitura analítica dos artigos e análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram incluídos na presente revisão nove artigos. Foram encontradas diferentes barreiras para humanização dos serviços de urgência e emergência: falta de comunicação, intensa demanda de trabalho, precárias condições de trabalho, falta de espaço físico, equipamentos e materiais, déficit de profissionais, falta de informação por parte dos usuários, insatisfação do usuário e dos próprios profissionais. Os fatores facilitadores encontrados nos estudos foram: satisfação profissional, trabalho em equipe, qualificação profissional, educação permanente e implantação do acolhimento e classificação de riscos. CONCLUSÃO: Os facilitadores do processo de humanização deveriam sobressair ás barreiras, no entanto além de todas as barreiras concretamente estabelecidas, falta também a cultura de humanização por parte de usuários e profissionais. Assim, as II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA medidas adotadas para o restabelecimento da humanização dos serviços de urgência e emergência devem abranger ambos os sujeitos do processo.