SÍNDROME DE BURNOUT EM GRADUANDOS DE MEDICINA

Autores

  • Thaís Nunes Vargas
  • Mariana Linhares Barbosa
  • Bárbara Lopes Rodrigues Ferreira
  • George Martins Ney da Silva Júnior

Palavras-chave:

Burnout, Medicina, Estresse Crônico, Acadêmicos

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) é uma resposta ao estresse emocional crônico, constituída por: “ exaustão emocional” , “ desumanização” e “ reduzida realização profissional” . Ela pode ser percebida em indivíduos que desempenham atividades similares ao trabalho, sujeitos aos desgastes físicos, emocionais e intelectuais análogos ao do trabalhador, como é o caso dos estudantes de Medicina, que estão expostos continuamente a estressores durante sua formação. Foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos da SciELO, Lilacs, Pubmed, Bireme e Google Acadêmico, no período entre 1996 e 2015, utilizando os descritores “ burnout” , “ estudantes de Medicina” e “ estresse” . Estudantes de Medicina estão expostos continuamente a estressores durante sua formação, devido à excessiva carga de estudo, pouco tempo para lazer e família, a escolha de uma especialidade, assim como sua personalidade que se persistentes podem desencadear a SB. Em estudo, Costa et al. (2012) encontraram prevalência de SB de 10,3% em amostra de 369 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Em pesquisa entre estudantes estadunidenses, Dyrbye et al. (2014) encontraram maior nível de burnout entre acadêmicos de Medicina quando comparados com acadêmicos de outras áreas (49,6% versus 35,7%), principalmente nas dimensões de “ exaustão emocional” (41,1% versus 31,8%) e “ desumanização” (27,2% versus 18,5%). Assim, o curso de Medicina é um dos mais pesquisados para levantamentos da SB entre estudantes, evidenciando a importância da divulgação entre a comunidade acadêmica sobre esta síndrome, que pode levar a perturbações mentais.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster