RELATO DE AÇÃO EXTENSIONISTA - O DESENVOLVIMENTO OBSERVADO EM UMA CRIANÇA DE 13 MESES
Palavras-chave:
Crescimento, Desenvolvimento, Teorias Psicanalistas e PediátricasResumo
Entende-se por desenvolvimento o conjunto de transformações e maturações de habilidades cognitivas e psicológicas consoante idade, e avanços segundo o crescimento. A literatura é ampla contando com contribuições de Freud, Jean Piaget e Erik Erikson. Justificativa: este trabalho possibilita ao acadêmico de medicina a experiência prática e a contextualização com as teorias estudadas, contribuindo para a construção da aprendizagem de forma significativa. Desenvolvimento: De acordo com Jean Piaget a criança observada se encontra na primeira fase e no subestágio V , onde ela já apresenta a capacidade da imitação. Para Sigmund Freud, a criança, apresenta-se na transição entre os estágios oral e anal de desenvolvimento. Suas atitudes, não obstante, são predominantemente as relatadas no estágio oral como o hábito de morder, succionar e lamber objetos variados que se encontram a sua disposição e hábito de levar as coisas à boca. Na teoria de Erik Erikson, a criança também se encontra em momento de transitoriedade das fases ’ Confiança Básica Versus Desconfiança Básica’ ’ e ‘ ’ Autonomia Versus Vergonha e Dúvida’ ’ . A primeira constata-se no fato de que a criança analisada dorme com tranquilidade, alimenta-se de forma confortável e excreta de forma relaxada. A segunda é percebida através da conscientização por parte da criança de suas limitações e privilégios. Conclusão: Em vista de identificar os marcos de desenvolvimento II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA e localizar possíveis alterações, encontrou-se que a criança em questão está em adequado desenvolvimento e quadro de evolução indicado para sua idade.