PROPOSTA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ANALÍTICA: ANÁLISE DE CHUMBO EM JORNAL

Autores

  • Erick de Oliveira Lemes
  • Daiana da Silva Vargem
  • Joel Rocha da Silva

Palavras-chave:

Ensino, Espectrofotometria, Jornal impresso, Alunos

Resumo

Um dos maiores desafios do ensino de Química é construir uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o mundo cotidiano dos alunos. Frequentemente, a ausência desse vínculo é responsável por apatia e distanciamento entre alunos e conhecimentos teóricos obtidos nas salas de aula. O chumbo é um dos metais conhecidos mais usados desde os tempos mais antigos, devido ao seu baixo ponto de fusão e a facilidade de trabalho. Assim, este trabalho objetivou mostrar a presença de chumbo em jornal impresso comercializado na cidade de Anápolis, através da Espectrofotometria de Absorção Atômica (EAA). Para a extração do chumbo, foram pesados 5 gramas de jornal em pedaços, colocados em béquer de 250 mL e adicionados 35 mL de ácido nítrico concentrado. Após agitação, a solução permaneceu em repouso por 10 minutos à temperatura ambiente. Em seguida, procedeu-se a filtração a vácuo, obtendo 25 mL de filtrado. Ao sobrenadante foram adicionados 3 mL de solução 30% de carbonato de sódio. A solução foi homogeneizada, levada ao aquecimento à 70-80 ºC por 15 minutos, com formação de precipitado de carbonato de chumbo. As alíquotas, obtidas no método de extração, foram feitas em triplicata, armazenadas em recipiente plástico e quantificado o teor de chumbo em EAA. O resultado da EAA revelou um teor médio de chumbo da ordem de 1 ppm, mostrando a possibilidade de estabelecer uma ligação entre o conhecimento teórico e a química experimental. Os experimentos propostos neste trabalho tentam flexibilizar a aula prática e tornar as aulas teóricas atrativas.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster