PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO DA LIGA DE DIABETES DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

  • Maria Fernanda Barbosa Souza
  • Marcela Barbosa Souza
  • Luiz Arthur Franco Beniz
  • Bárbara àlvares Salum Ximenes
  • Eduardo Saltão Silva Marques
  • Monique Lourenà§o Dias Rodrigues

Palavras-chave:

Rastreamento, Diabetes Mellitus

Resumo

O DIABETES MELLITUS (DM) � UMA DOEN�A CR�NICA, MUITO PREVALENTE, RESULTADO DA SECRE��O INAPROPRIADA DE INSULINA OU DEFEITOS NA SUA A��O, INSTALANDO HIPERGLICEMIA CR�NICA. NO CASO DO DM2, MUITOS PACIENTES TAMB�M APRESENTAM HIPERTENS�O ARTERIAL SIST�MICA (HAS) E DISLIPIDEMIA, SENDO NECESS�RIAS INTERVEN��ES NESSAS M�LTIPLAS ANORMALIDADES METABÓLICAS PARA EVITAR COMPLICA��ES AGUDAS E CR�NICAS, CAUSADORAS DE MORBIMORTALIDADE. ASSIM, MEMBROS DA LIGA DE DIABETES ESTUDARAM O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO ENCONTRO DAS LIGAS ACAD�MICAS (ELA) EM 2014 E FIZERAM ORIENTAÇÕES SOBRE AUTO-CUIDADO, ATIVIDADES F�SICAS E H�BITOS SAUD�VEIS. METODOLOGIA: NO ELA DE 2014, OS ACAD�MICOS PREENCHERAM FICHAS DOS ATENDIMENTOS CONTENDO: SEXO, HISTÓRICO PESSOAL DE DM E HAS, VALOR DO IMC, VALOR DA PRESS�O ARTERIAL (PA) E VALOR DA GLICEMIA CAPILAR (GC). OS VALORES ADOTADOS COMO REFER�NCIA SEGUIRAM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E AS DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENS�O ARTERIAL E DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. RESULTADOS: FORAM ATENDIDOS 124 PESSOAS, SENDO 51 (41,12%) HOMENS E 73 (58,88%) MULHERES; 41 (33,06%) APRESENTAVAM DIAGNÓSTICO DE HAS E 17 (13,70%) TINHAM DIAGNÓSTICO DE DM-2; 36 (29,03%) APRESENTAVAM SOBREPESO E 19 (15,32%) OBESIDADE; 34 (27,41%) TIVERAM GC ALTERADA E 14 (11,29%) COM N�VEIS DIAB�TICOS; 22 (17,74%) TINHAM PA LIM�TROFE E 17 (13,72%) PA ALTA. CONCLUI-SE QUE A II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA PORCENTAGEM DA POPULA��O DIAB�TICA, HIPERTENSA E COM IMC ALTERADO SÃO EXPRESSIVOS E PODEM ESTAR ASSOCIADOS AOS MAUS H�BITOS DE VIDA. ASSIM, CAMPANHAS PROMOVIDAS POR LIGAS ACAD�MICAS SÃO IMPORTANTES PARA EDUCAR A POPULA��O E PROMOVER QUALIDADE DE VIDA.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster