PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO DA LIGA DE DIABETES DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

  • Maria Fernanda Barbosa Souza
  • Marcela Barbosa Souza
  • Luiz Arthur Franco Beniz
  • Bárbara Álvares Salum Ximenes
  • Eduardo Saltão Silva Marques
  • Monique Lourenço Dias Rodrigues

Palavras-chave:

Rastreamento, Diabetes Mellitus

Resumo

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica, muito prevalente, resultado da secreção inapropriada de insulina ou defeitos na sua ação, instalando hiperglicemia crônica. No caso do DM2, muitos pacientes também apresentam hipertensão arterial sistêmica (HAS) e dislipidemia, sendo necessárias intervenções nessas múltiplas anormalidades metabólicas para evitar complicações agudas e crônicas, causadoras de morbimortalidade. Assim, membros da Liga de Diabetes estudaram o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Encontro das Ligas Acadêmicas (ELA) em 2014 e fizeram orientações sobre auto-cuidado, atividades físicas e hábitos saudáveis. Metodologia: No ELA de 2014, os acadêmicos preencheram fichas dos atendimentos contendo: sexo, histórico pessoal de DM e HAS, valor do IMC, valor da pressão arterial (PA) e valor da glicemia capilar (GC). Os valores adotados como referência seguiram a Organização Mundial da Saúde e as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial e da Sociedade Brasileira de Diabetes. Resultados: Foram atendidos 124 pessoas, sendo 51 (41,12%) homens e 73 (58,88%) mulheres; 41 (33,06%) apresentavam diagnóstico de HAS e 17 (13,70%) tinham diagnóstico de DM-2; 36 (29,03%) apresentavam sobrepeso e 19 (15,32%) obesidade; 34 (27,41%) tiveram GC alterada e 14 (11,29%) com níveis diabéticos; 22 (17,74%) tinham PA limítrofe e 17 (13,72%) PA alta. Conclui-se que a II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA porcentagem da população diabética, hipertensa e com IMC alterado são expressivos e podem estar associados aos maus hábitos de vida. Assim, campanhas promovidas por ligas acadêmicas são importantes para educar a população e promover qualidade de vida.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster