O AUTISMO NA CRIANÇA E A NECESSIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Autismo, Inclusão, EscolaResumo
O autismo é definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico, presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sociocomunicativas e comportamental. Assim, a escola se constitui como um recurso fundamental para enriquecer as experiências sociais das crianças com autismo, oportunizando a interação entre pares e contribuindo para o desenvolvimento de novas aprendizagens e comportamentos. O objetivo deste trabalho foi resumir a literatura a respeito dos estudos atualmente existentes na área de inclusão escolar de crianças autistas. O resumo foi realizado mediante a busca eletrônica de artigos, em base de dados, utilizando-se de descritores chaves. Foram pesquisados 4 artigos. Observou-se que existe um número menor de crianças autistas incluídas, se comparadas àquelas com outras deficiências. Sugere-se que isto se explica pela falta de preparo de escolas e professores para atender à demanda da inclusão. Kristen, Brandt e Connie (2003) examinaram o relacionamento entre professores de escola comum e 12 alunos com autismo de segunda e terceira séries e observaram que, nos casos em que o relacionamento dos professores com os alunos com autismo era melhor, o índice de problemas de comportamento dessas crianças foi menor, e elas foram mais socialmente incluídas na sala de aula. Portanto, faz-se necessário que se produzam propostas reais no processo de inclusão, que alcancem de forma pragmática o fazer pedagógico com vistas à inclusão. Dessa forma, é II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA possível que mesmo as propostas utópicas tenham grande potencial de gerar futuras práticas, favorecendo o processo de transformação das instituições educacionais.