ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO COMBATE À DENGUE: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Annah Rachel Graciano
  • Marina Nahas Dafico Bernardes
  • Salomão Antônio de Oliveira
  • André Guimarães Araújo
  • Savio Leles Feitosa
  • Luciana Caetano Fernandes

Palavras-chave:

Dengue, Educação em saúde, Medicina Preventiva, Infantil, Lúdico

Resumo

Embora seja uma doença de caráter preventivo eficaz com a eliminação dos vetores, a dengue ainda exime elevada morbi-mortalidade em nosso Estado e país. Diferentes estratégias educativas vêm sendo utilizadas com o intuito de atuar de forma mais efetiva e contribuir de maneira significativa para a resolução dos casos. Objetivos: Capacitar crianças sobre a dengue emponderando-as como agentes efetivos no controle do vetor e prevenção da doença. Metodologia: A ação educativa foi direcionada a aproximadamente 100 crianças, na cidade de Goianésia, com idade entre 3 e 12 anos, cuja estratégia foi preparar os ouvintes para ações futuras na comunidade no combate à dengue. As crianças divididas em grupos de no mínimo 2 e máximo de 4, participavam de um circuito de atividades. Inicialmente, eram-lhes apresentados dois vídeos educativos sobre estratégias de eliminação dos mosquitos Aedes Aegypti e sobre os sintomas da dengue e em seguida eram submetidas à perguntas referentes ao tema. Na etapa seguinte, as crianças eram instruídas a identificar o mosquito e a larva em tubos de ensaio. Finalmente, na etapa 3, as crianças deveriam separar ilustrações de atos preventivos e não preventivos da dengue, e então concluíam a gincana e recebiam um certificado de “ mini agente contra a dengue” . Resultados: Os ouvintes puderam através da ação, nas três dinâmicas, adquirir informações de caráter preventivo e empoderados através do “ certificado” , terem a iniciativa futura e o sentimento de dever em cooperar com a comunidade na qual estão inseridos no combate à dengue.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster