ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE COLETIVA
Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Educação Em Odontologia, AprendizagemResumo
A estratégia de ensino-aprendizagem é definida pela pedagogia problematizadora pautada na relação dialógica, com o professor enquanto facilitador do processo ensinoaprendizagem; ou pela pedagogia tradicional em que o professor é a figura central na aquisição do conhecimento pelo acadêmico. O objetivo é relatar a estratégia de ensinoaprendizagem na perspectiva da pedagogia problematizadora e sua influência nas aulas teóricas e nas atividades práticas de estágio, no âmbito da saúde coletiva, no Curso de Odontologia de Anápolis. O percurso metodológico foi mediante relato de vivências e análise documental do que rege a área Saúde Coletiva, nas disciplinas Projeto Interdisciplinar de Políticas Públicas de Saúde (PIPPS), quanto a abordagem das estratégias de ensino-aprendizagem. Nota-se como requisitos importantes para a pedagogia problematizadora: presença participativa e assiduidade dos acadêmicos; uma equipe maior de docentes qualificados para problematização; número reduzido de acadêmicos por professor; campos de estágio receptivos a proposta problematizadora; cumprimento do proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia; além do grupo gestor/corpo docente do Curso de Odontologia que preconize esta formação problematizadora no projeto pedagógico do curso e planos de ensino. Há um cumprimento destes requisitos exceto em que pese a ausência do acadêmico e sua não participação o que implica na quebra do elo estabelecido entre abertura e fechamento do problema, e entre relação teoria-prática, com interferência no II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA processo ensino-aprendizagem. A pedagogia problematizadora quando cumprida efetivamente influencia na participação ativa dos acadêmicos.