CONSTRUÇÃO DE UM DINAMÔMETRO INERCIAL PARA ANALISAR O DESEMPENHO DE FERROS FUNDIDOS CINZENTOS UTILIZADOS EM SISTEMAS DE FRENAGEM DE VEICULOS LEVES

Autores

  • Sérgio Mateus Brandão
  • Edison Gustavo Cueva Galárraga

Palavras-chave:

Dinamômetro Inercial, Sistemas de Frenagem, Ferro Fundido Cinzento

Resumo

Neste foi desenvolvido a construção de um dinamômetro inercial a partir de uma bancada de testes para ensaio de CVT, para investigar o desempenho de materiais aplicados em sistemas de frenagem de veículos leves. Foram realizadas adaptações construtivas de modo que o dinamômetro pudesse realizar simulações que atendam às normas para ensaios de sistemas de frenagem de veículos leves de até 1000Kg. Para confirmar esta possibilidade foi utilizado o dinamômetro inercial construído para avaliar o desempenho de três ferros fundidos cinzentos (um da classe 250 - Fe250, outro ligado com titânio - FeTi e outro de alto teor de carbono - FeAC). Os ensaios nos ferros fundidos cinzentos estudados mostraram que independentemente do tipo de material, o desgaste foi praticamente o mesmo, com um leve destaque para o Fe250 comparados com os FeAC e FeTi. A força de atrito e a temperatura medidas nos ensaios foram fortemente influenciadas pelas características microestruturais dos materiais dos discos de freio. Concluiu-se, portanto após todo o trabalho que o dinamômetro inercial construído atende satisfatoriamente os requisitos necessários para simulação de materiais aplicados em sistemas de frenagem de veículos leves, proporcionando a investigação científica de todas as variáveis que influenciam neste tipo de sistema e sua utilização proporciona diversas possibilidades para o estudo e pesquisa de materiais e de sistemas de frenagem, em geral.

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster