AVALIAÇÃO DA ACÚSTICA EM SALAS DE AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Escolas, Conforto Acústico, Saúde, Arquitetura e UrbanismoResumo
O instrumento primordial para se transmitir uma mensagem de conhecimento é a voz, e é preciso de condições específicas para ser compreendida, principalmente em escolas para crianças. Devem-se trabalhar a acústica das salas das escolas ondem podem haver uma aproximação entre o professor e o aluno e sucessivamente um aumento na aprendizagem (MENEZES, 2010). Segundo MARTINS (2002) a criança de hoje tem como única opção aprender em salas barulhentas, onde o ruído ambiental compete com a voz do professor, resultando em maior esforço e elevado nível de concentração por parte da criança. O objetivo deste trabalho foi a avaliação da percepção acústica dos usuários em salas de aula das escolas públicas de Anápolis – GO, e qual seu impacto no cotidiano dos alunos e professores. Sabe-se pelo conhecimento popular que as escolas públicas construídas no município de Anápolis não possuem qualidade no conforto ambiental para o usuário, sendo a incógnita a ser questionada; qual seria a qualidade acústica das salas de aula construídas a partir dos métodos construtivos adotados pelo município?