ESTUDO DE QUALIDADE DO AR POR PLATAFORMAS DE MONITORAMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO ASSISTIDOS DE PARÂMETROS METEREOLÓGICOS: UTILIZANDO SENSORES ARDUINO

  • Eduardo Dourado Argôlo
  • Yuri Santiago da Silva Romano

Resumo

O monitoramento do clima através de sondas e sensores tem se tornado uma necessidade em termos de previsão do tempo, como do controle de poluição atmosférica, em especial pelos alarmantes níveis de concentração de Carbono na atmosfera nos últimos anos. O aumento da temperatura da terra tem se tornado um alerta global na questão do aquecimento global, estudos que monitoram de maneira satisfatória e com fidedignidade é de suma importância para as comunidades e também no aspecto global.

O projeto Arduino engloba software e hardware e um dos objetivos principais é fornecer uma plataforma interativa e facilitada, utilizando um micro-controlador. O hardware do projeto, uma placa de no máximo 12 centímetros, é um computador como qualquer outro: possui microprocessador, memória RAM, memória flash, temporizadores, contadores e outras funcionalidades (Justem, 2010).

Publicado
2019-01-23