OFICINA DE EXTENSÃO “ANATOMIA NAS ESCOLAS”: UM MÉTODO DE EXPOSIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS MUROS DO ENSINO FUNDAMENTAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
relatar a experiência dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia na oficina “Anatomia nas escolas”, que ofereceu conhecimento básico a respeito da Anatomia Humana para crianças do ensino fundamental. Metodologia: O estudo é em formato de relato de experiência de caráter descritivo. A oficina foi oferecida Liga de Anatomia Humana da UniEVANGÉLICA (LAHUNI), participando como ministrantes alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. As atividades extensionistas foram realizadas nas Escolas “Professor Francisco Miguel” e “Maria Aparecida Gebrim”, ambas resididas em Anápolis-GO. A oficina foi fundamentada no ensino da disciplina de Anatomia Humana, então, denominada como “Anatomia nas escolas”. Participaram da atividade nos dois dias em torno de 200 crianças, abrangendo a faixa etária de 6 a 12 anos. Os conteúdos foram abordados de acordo com os sistemas do corpo humano. Empregou-se metodologias ativas e expositivas com a utilização de apoio áudio visual, cartazes e atividades com desenhos, colagem e pintura, para a estimular a atenção e fixação do conteúdo. Resultados: Observou-se a interação e o aprendizado das crianças em relação aos temas propostos. Algumas turmas apresentavam características diferentes umas das outras devido as series, quanto maior o grau de escolaridade menor a dificuldade em aspectos como a leitura, escrita e compreensão. Inicialmente os acadêmicos mostraram-se apreensivos por ser um ambiente diferente e por em tender que deveriam apresentar os temas de uma forma mais simples para conseguir que as crianças compreendessem os assuntos tratados, proporcionando grandes experiências na área da docência.