APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA COM ELABORAÇÃO DE CURTA-METRAGEM E RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE ENGENHARIA

  • John Lucas Gomes Cardoso
  • Michelly Maria da Silva Peixoto
  • Victor Edson Neto de AraújoPerícoli

Resumo

O projeto apresenta um estudo da aplicação da metodologia ativa no ensino de conteúdos básicos pertinentes a grade curricular dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, usando recursos audiovisuais (confecção de vídeos) que visam auxiliar o nivelamento dos acadêmicos destes cursos supracitados observando o déficit em conteúdos básicos de matemática. A ideia parte do pressuposto de que os próprios acadêmicos ou os ingressantes no curso utilizem os vídeos gravados por eles mesmos como uma nova ferramenta de aprendizado, auxiliando no estudo das disciplinas de Cálculo, Química e Física. O objetivo geral do projeto envolve a montagem de vídeos de conteúdos básicos de matemática por parte dos acadêmicos dos cursos de Engenharia com o intuito de reduzir as carências apresentadas nesta disciplina (Matemática). E o objetivo específico envolve relatar a experiência com a gravação do vídeo com o tema: O Chamado - Jogos de sinais, envolvendo uma paródia do filme "O Chamado" (2002), relacionando o filme ao conteúdo de matemática – jogo de sinal. Neste caso foi feito um curta-metragem com o uso de programas de fácil acesso e manuseio como o Movie Maker, que faz parte do Windows, e usando câmeras domésticas. Este foi um novo método utilizado por parte do professor e da instituição com a turma de engenharia civil.

Publicado
2018-12-26