ESTUDO DE QUALIDADE DO AR POR PLATAFORMAS DE MONITORAMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO E MONÓXIDO DE CARBONO ASSISTIDOS DE PARÂMETROS METEREOLÓGICOS: UTILIZANDO SENSORES ARDUINO.

  • ARGOLO Eduardo
  • ROMANO Yuri
  • SILVA Gabriel
  • POSSAMAI Marcelo
  • SILVA Vitor

Resumo

O monitoramento do clima através de sondas e sensores tem se tornado uma necessidade em termos de previsão do tempo, como do controle de poluição atmosférica, em especial pelos alarmantes níveis de concentração de Carbono na atmosfera nos últimos anos. O aumento da temperatura da terra tem se tornado um alerta global na questão do aquecimento global, estudos que monitoram de maneira satisfatória e com fidedignidade é de suma importância para as comunidades e também no aspecto global.

O projeto Arduino engloba software e hardware e um dos objetivos principais é fornecer uma plataforma interativa e facilitada, utilizando um micro-controlador. O hardware do projeto, uma placa de no máximo 12 centímetros, é um computador como qualquer outro: possui microprocessador, memória RAM, memória flash, temporizadores, contadores e outras funcionalidades (Justem, 2010).     

O CO é produzido na atmosfera por reações químicas entre a radical hidroxila (OH) com metano (CH4) e outros hidrocarbonetos, e também a partir de reações da classe dos hidrocarbonetos alcenos com ozônio (O3), e de isopreno e terpenos com ambos OH e O3 (Mcelroy, 1990). Para se manter o equilíbrio desejável na atmosfera o resultado final depende a de outros processos que controlaram a produção e ou mesmo a absorção de CO2, por exemplo, as queimadas estão relacionadas com o aumento de concentração do gás e o reflorestamento a diminuição, quando se refere as regiões florestais (Santos, 1999).

Este artigo estuda a variabilidade da concentração do CO e CO2 monitorado na localidade de Anápolis – GO, dentro do Campus da UniEVANGÉLICA, levando em conta sua variação temporal em termos de ciclo anual, mensal, e diurno. Utilizando uma plataforma de sensores de baixo custo Arduino e os limites de sua aplicabilidade a partir dos dados coletados.

Referências

Justem, A. (2010). Curso de Arduino - Apostila do Aluno, 36. Retrieved from http://www.cursodearduino.com.br/apostila
Mcelroy, B. (1990). HO.,, NO,, and ClO,,: Their Role in Atmospheric Photochemistry.
Philippopoulos, K., & Deligiorgi, D. (2012). Application of artificial neural networks for the spatial estimation of wind speed in a coastal region with complex topography. Renewable Energy, 38(1), 75–82. Pergamon. Retrieved March 19, 2018, from https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960148111003892?via%3Dihub
Rozante, J. R. (2017). METROPOLITANAS DE SÃO PAULO E CAMPINAS : ESTUDO OBSERVACIONAL CIDADE DE CAMPINAS : ESTUDO OBSERVACIONAL E ( PIBIC / CNPq / INPE ) Vinícius Rozante ( UNICAMP , Bolsista PIBIC / CNPq ), (July).
Santos, E. O. dos. (1999). Contribuição ao estudo do fluxo de dióxido de carbono dentro da floresta amazônica. Cbmet.Com, 87. Retrieved from http://www.cbmet.com/cbm-files/12-420f95e2eb91d967f22c120a48bcbdc9.pdf
Souza, C. P., Matias, J., André, S., Paulo, S., & Matias, J. (2016). FATEC SANTO ANDRÉ Tecnologia em Eletrônica Automotiva Sistema de Segurança Para Crianças Utilizando Sensores de CO e CO 2 FATEC SANTO ANDRÉ Tecnologia em Eletrônica Automotiva Sistema de Segurança Para Crianças Utilizando Sensores de CO e CO 2.
Publicado
2019-01-03
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA