EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES EM FOLHAS DE Justicia pectoralis Jacq (ACANTHACEAE) EM LATOSSSOLO VERMELHO

  • Angélica Siqueira Vieira
  • Cláudia Fabiana Alves Rezende
  • Rafaela Miguel Vieira
  • Josana de Castro Peixoto

Resumo

A espécie J. pectoralis encontra-se na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse pelo SUS, sendo importante sua pesquisa como potencial na produção de fitoterápicos. Na produção de plantas medicinais, os sistemas orgânicos de cultivo são os mais indicados, visando a preservação da qualidade biológica da planta, que se refere a composição interna equilibrada (Pedrosa et al., 2010). O cultivo das espécies medicinais minimiza o extrativismo e até mesmo a extinção de espécies, visando maior previsibilidade da qualidade fitoquímica das plantas, uma vez que diferentes práticas de manejo interferem diretamente nos processos de síntese dos metabólitos secundários (Silva et al., 2010).

Diante do contexto e considerando a importância novos estudos sobre plantas com caráter medicinal, o presente estudo se propõe a verificar o efeito de diferentes tipos de adubação no crescimento vegetal, absorção de nutrientes nas folhas de Justicia pectoralis Jacq (ACANTHACEAE) ocorrente em Anápolis, Estado de Goiás.

Publicado
2019-01-25