EDUCAÇO MATEMÁTICA E AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇO ESCOLAR NO MUNICÀPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS.
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem MatemáticaResumo
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL � UMA FERRAMENTA PARA SUBSIDIAR A FORMA��O DE CIDAD�OS REFLEXIVOS, MUDAR ATITUDES, COMPORTAMENTOS E, AT� MESMO, PARADIGMAS. � UM COMPONENTE ESSENCIAL DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DEVE ESTAR PRESENTE EM TODAS AS MODALIDADES E N�VEIS DE ENSINO DE FORMA ARTICULADA, INTERDISCIPLINAR, EM CAR�TER FORMAL E NÃO-FORMAL. ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DE DUAS TURMAS DE 9�º ANO, DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA CIDADE DE ANÁPOLIS. TENDO O CONSUMO COMO TEMA GERADOR PARA O TRATAMENTO DAS QUEST�ES AMBIENTAIS, NAS AULAS DE MATEM�TICA, PARTIU-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE OS CONCEITOS MATEM�TICOS, A SEREM DESENVOLVIDOS, PODEM SE ORIGINAR DE SITUA��ES REAIS, VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, ESTANDO RELACIONADAS � TEM�TICA AMBIENTAL. ASSIM, TORNA-SE POSS�VEL A APRENDIZAGEM, BEM COMO A FORMA��O DO CIDAD�O CR�TICO E CONSCIENTE DE SUAS A��ES NO PRESENTE, BUSCANDO A SUSTENTABILIDADE PARA AS GERA��ES FUTURAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A QUALI-QUANTITATIVA, COM UMA PESQUISA DE CAMPO DE CAR�TER EXPLORATÓRIO. A MODELAGEM MATEM�TICA E A RESOLU��O DE PROBLEMAS SÃO TEND�NCIAS PEDAGÓGICAS, NO �MBITO DA EDUCAÇÃO MATEM�TICA, E PROPORCIONARAM A CONTEXTUALIZA��O E A INTERDISCIPLINARIDADE. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, APESAR DE OS PROFESSORES CONHECEREM A IMPORT�NCIA DO TRATAMENTO DAS QUEST�ES AMBIENTAIS, DE FORMA TRANSVERSAL EM TODAS AS DISCIPLINAS, ESSAS ABORDAGENS SÃO ESPOR�DICAS E ACONTECEM, PRINCIPALMENTE, NAS DISCIPLINAS DE MATEM�TICA, GEOGRAFIA E CI�NCIAS. O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DA PESQUISA DE CAMPO, TENDO O TRATAMENTO DAS QUEST�ES AMBIENTAIS, NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEM�TICOS, REVELOU UMA PARTICIPA��O REPRESENTATIVA DOS ESTUDANTES, CONFORME ANÁLISE DAS QUEST�ES DESENVOLVIDAS.
Referências
BRASIL. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LEI 9795. DI�RIO OFICIAL DA REP�BLICA FEDERATIVA DO BRASIL, BRAS�LIA, DF, 27 ABR. 1999. DISPON�VEL EM<HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L9795.HTM>ACESSO EM: 15 FEV. 2018.
CALDEIRA, ADEMIR DONIZETI. EDUCAÇÃO MATEM�TICA E AMBIENTAL: UM CONTEXTO DE MUDAN�A. 225F. TESE. 1998. UNICAMP. DISPON�VEL EM <HTTP://REPOSITORIO.UNICAMP.BR/JSPUI/HANDLE/REPOSIP/252564> ACESSO EM 09 OUT. 2017.
�¬�¬�¬�¬�¬�¬CARVALHO, ISABEL CRISTINA DE MOURA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A FORMA��O DO SUJEITO ECOLÓGICO. 4. ED. - SÃO PAULO: CORTEZ, 2008.
D�€™AMBRလSIO, UBIRATAN. DA REALIDADE � A��O - REFLEX�ES SOBRE EDUCAÇÃO E MATEM�TICA. 5ª EDI��O. SUMMUS EDITORIAL. P. 63-83. 1986. DISPON�VEL EM:<HTTPS://BOOKS.GOOGLE.COM.BR/BOOKS?ID=YJ3DTMKNEVOC&PRINTSEC=FRONTCOVER&HL=PT-BR&SOURCE=GBS_GE_SUMMARY_R&CAD=0#V=ONEPAGE&Q&F=FALSE> ACESSO EM 23 JANEIRO DE 2016.
DANTE, LUIZ ROBERTO. FORMULA��O E RESOLU��O DE PROBLEMAS DE MATEM�TICA: TEORIA E PR�TICA. 1. ED. SÃO PAULO: �TICA, 2010.
DIAS, GENEBALDO FREIRE. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRINC�PIOS E PR�TICAS. 9. ED. - SÃO PAULO: GAIA, 2004.
LIBယNEO, JOS� CARLOS. ENSINAR E APRENDER, APRENDER E ENSINAR: O LUGAR DA TEORIA E DA PR�TICA EM DID�TICA. IN: LIBယNEO, JOS� CARLOS; ALVES, NILDA (ORGS). TEMAS DE PEDAGOGIA: DI�LOGOS ENTRE DID�TICA E CURR�CULO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2012.
MUNIZ, CRISTIANO ALBERTO. SER EDUCADOR MATEM�TICO. VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEM�TICA. BRAS�LIA-DF, 19, 20 E 21 DE SETEMBRO DE 2014. DISPON�VEL EM <HTTP://WWW.VIEBREM.SBEMDF.COM/WP-CONTENT/UPLOADS/2014/09/SER-EDUCADOR-MATEM-TICO-CRISTIANO-MUNIZ.PDF> ACESSO EM 21 OUT. 2017.
ZORZAN, ADRIANA SALETE LOSS. ENSINO-APRENDIZAGEM: ALGUMAS TEND�NCIAS NA EDUCAÇÃO MATEM�TICA. R. CI�NCIAS HUMANAS FREDERICO WESTPHALEN. V. 8 N. 10 P. 77 - 93. JUN 2007. DISPON�VEL EM <HTTP://REVISTAS.FW.URI.BR/INDEX.PHP/REVISTADECH/ARTICLE/VIEWFILE/303/563>ACESSO EM 23 NOV. 2017.