EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: QUÍMICA PARA A SOCIEDADE NO CEPMG-UNIDADE DIONÁRIA ROCHA EM ITUMBIARA/GOIÁS

  • Eleuza Aparecida de Souza Lopes
  • Lara Cristina de Queluz Andrade
Palavras-chave: Óleo residual, Sabão, Ensino, Ambiente

Resumo

O projeto “Química para a sociedade no CEPMG - Unidade Dionária Rocha”, consiste em uma proposta de trabalho pedagógico inovada, com o objetivo de estimular os estudantes à pesquisa científica, através da compreensão dos processos e reações químicas envolvidas na produção do sabão em barra e líquido, e sua fabricação, através da realização de aulas experimentais na abordagem do conteúdo de Química e Ciências, em momentos extraclasse, para a fabricação desse produto de limpeza, utilizado diariamente na escola. Correspondendo, assim, a uma análise da situação de adequação da proposta, aos anseios e expectativas dos estudantes no estudo da Química. Sendo que, esse trabalho permitiu, aos discentes, o estudo da composição Química de diversos componentes, os quais possibilitam produção de sabão com a reutilização de óleo, oportunizando a higiene do ambiente escolar, da sua atuação e das vantagens ambientais de sua utilização, que possibilitou aos estudantes uma visão mais ampla da Química e de suas aplicações. E além disso, propiciou a conscientização dos estudantes quanto aos problemas ambientais causados pelo descarte incorreto dos óleos residuais, que apresentam, tal como a proposta do projeto, a alternativa de serem armazenados e utilizados para a fabricação de produtos de limpeza.

Referências

COSTA, D. A. et al. Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais, Santa Catarina, v. 14, p. 243-253, 2015.
DISCONZI, G. S. Coleta seletiva do óleo residual doméstico: desafios e perspectivas para um aproveitamento socioambiental e sustentável. 2014. 122f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Catarina, 2014.
LISBOA, G. L. C.; RODRIGUES, E. C.; VILHENA, L. M. B.; COSTA, J. C.; SOUZA, G. A. R. Estudo de caso: destinação do óleo vegetal usado em restaurantes e lanchonetes no bairro de Nazaré, em Belém – PA. In: CONGRESSO AMAZÔNICO DE MEIO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS, 2., 2016, Belém. Anais... Belém: UFRA, 2016. p. 1-12.
MACHADO, L. C. Reciclagem de óleo de cozinha e fabricação de sabão caseiro. In: Brasil. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Paraná: Secretaria da Educação, 2014. p. 1-13.
OLIVEIRA, J. C. C.; GROSSI, E. C.; GOMES, D. A.; GUSMÃO, J. M. Reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2016, Montes Claros. Anais... Montes Claros: Eventos do IFNMG, 2016. p. 1-3.
SOARES, A. S. Produção do sabão a partir do óleo de cozinha pós-fritura. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 1., 2016, Paraíba. Anais... Paraíba: CONAPESC, 2016. p. 1-10.
Publicado
2018-12-20
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA