CERRADO GOIANO: DIAGNÓSTICO DA RELAÇÃO SAÚDE – AMBIENTE EM MUNICÍPIOS PERTENCENTES À MICRORREGIÃO DE CERES, ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Sucroalcooleiro, Impactos ambientais, Geografia saúde, CerradoResumo
A presente pesquisa teve como enfoque a região do Vale do São Patrício, Microrregião de Ceres - GO com ênfase nos municípios que a compõem: Rubiataba, Ipiranga de Goiás e Nova Glória auxiliam no conhecimento das transformações ambientais e socioeconômicas do bioma Cerrado goiano do Mato Grosso de Goiás. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi descrever a expansão sucroalcooleira no Cerrado goiano e verificar a fragmentação de habitats nos municípios inseridos na Microrregião de Ceres - GO, comparando as alterações ocorridas devido à expansão sucroalcooleira, bem como a ocorrência de fragmentação de hábitats nos municípios da microrregião de Ceres – GO (Rubiataba, Ipiranga de Goiás e Nova Glória), mas precisamente da região onde encontra-se localizado a usina Cooper Rubi. A metodologia foi de pesquisa bibliográfica e documental no contexto das temáticas relacionadas ao Bioma Cerrado, bem como observações inloco dos municípios em estudo e registros de observações de oralidade e grupos focais. A metodologia utilizada foi de caráter documental com abordagem descritiva e quali-quantitativa, tendo como fonte de dados a Secretarias Municipais de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos dos municípios de Ipiranga de Goiás; Nova Gloria e Rubiataba, e, utilização ainda de monitoramento do desmatamento dos biomas brasileiros por Satélite CANASAT (2010). Buscaram-se ainda dados de análises epidemiológicas quanto a saúde da população dos três municípios, comparando alterações ocorridas nos últimos dez anos e observações in loco dos municípios em estudo por meio dos dados obtidos pelo Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde. Por meio desse estudo foi possível concluir a Microrregião de Ceres-GO sofreu esta interferência. Assim, sua paisagem se apresenta fragmentada, onde os remanescentes na maioria se encontram isolados em meio a extensas áreas de pastagem e, ou culturas agrícolas. O histórico de ocupação e uso do solo da Microrregião de Ceres–GO ocasionou transformações na paisagem. Os resultados da caracterização e das descrições demonstram que os fragmentos florestais que compunham a microrregião foram alterados, havendo supressão de grande parte da vegetação pelo uso do solo na agricultura e pecuária. E, através de tais resultados não foi observado correlação entre doenças respiratórias e o processo de usinagem da cana-de-açúcar nos municípios.
Referências
AVILA, Silvia Regina Starling Assad de ; AVILA, Mario Lucio de ; ALTAFIN, Iara Guimarães. Efeitos Sócioeconômicos da Expansão da Cana de Açúcar no Vale Do São Patrício. In: VIII CongresoLatinoamericano de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas. VIII CongresoLatinoamericano de Sociologia Rural - América Latina: realineamientos políticos y proyectos en disputa, 2010.
BOOPATHY, R; ASRABADI, B. R; FERGUSON, T.G. Sugar cane (Saccharumofficinarum L) burning and asthma in Southeast Louisiana, USA. Bull Environ Contam Toxicol. vol 68, n. 2, 2002; 173-9.
CANASAT - Monitoramento da Cana-de-Açúcar por Imagens de Satélite Desenvolvido pelo INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). INPE, São José dos Campos - SP. Recebido pelo Conselho Editorial em: 5-3-2010.
CANÇADO, J. E. D. A poluição atmosférica e sua relação com a saúde humana na região canavieira de Piracicaba - SP. São Paulo, 2003. Tese (Doutorado) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
CARVALHO, Jessyca Tomaz de. Uso e apropriação do cerrado goiano: uma leitura sobre os efeitos socioespaciais da territorialização do agronegócio canavieiro na microrregião de Ceres –GO. Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), 2018.
CONAB. Acompanhamento da Safra Brasileira. Safra 2018. vol 5, n. 1. Maio, 2018. Disponível em: https://www.conab.gov.br/.../cana/...cana-de-acucar/.../17026_e0504d08aca77ee13e8.. Acesso em 20 jul 2018.
FERREIRA, Lara Cristine Gomes. The evolutionindustry sugar-alcohol in microregion Ceres (GO): socio-spatial dynamics and socio-economicimpacts. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
FERREIRA, Tiago Canelas; CASTILO, Carlos Salgado; RIBEIRO, Helena. Geografia da saúde e utilização de geoprocessamento. In: Introdução ao geoprocessamento ambiental. São Paulo: Érica, 2017.
FRANKENBERG, E. MCKEE, D; THOMAS, D. Health consequences of forest fi res in Indonesia. Demography. 2005;42(1):109-29
IMB - Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos / SEGPLAN / Governo de Goiás -2016.
LOPES, F. S; RIBEIRO, H. Mapeamento de internações hospitalares por problemas respiratórios e possíveis associações à exposição humana aos produtos da queima de palha de cana-de-açúcar (Saccharumsp) no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2006, v. 9, n. 2, p. 215-225.
MARCATTO, Celso. Cortina de fumaça: o que se esconde por trás da produção de agrocombustíveis. Rio de Janeiro: Action Aid, 2010.
PHOOLCHUND, H. N. Aspects of occupational health in the sugar cane industry. J SocOccup Med. 1991;41(3):133-6 RIBEIRO, Noely Vicente; FERREIRA, Laerte Guimarães; FERREIRA, Nilson Clementino. Avaliação da expansão do cultivo da cana de açúcar no bioma cerrado por meio de modelagem dinâmica da paisagem. Revista Brasileira de Cartografia. vol 68, n. 1, 2016.