A APROPRIAÇÃO DO RELEVO NO MUNICÍPIO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP: LÓGICA DE OCUPAÇÃO ENTRE A INDÚSTRIA CANAVIEIRA E AS PEQUENAS PROPRIEDADES

  • João Paulo de Oliveira Pimenta
  • Paulo Cesar Rocha
Palavras-chave: Apropriação do relevo, Geomorfologia, Mirante do Paranapanema, Cana-de-açúcar

Resumo

A apropriação do relevo constitui a lógica por trás da ocupação do espaço segundo suas características físicas. Assim, a distribuição espacial das formas de uso da terra se dá de maneira diferente conforme as forças econômicas e políticas que regem determinados territórios. O município de Mirante do Paranapanema, localizado no Pontal do Paranapanema, região oeste do estado de São Paulo, possui extensas áreas de produção de cana-de-açúcar, assim como um grande número de assentamentos rurais. Esta região, durante o final do século XX, passou a vivenciar uma intensa substituição de áreas de pastagem por plantações de cana-de-açúcar. Por meio de técnicas de mapeamento com base em informações sobre a configuração do relevo e de uso e ocupação do solo, analisamos a distribuição fundiária, produtiva e a apropriação do relevo. Verificamos que as características geomorfológicas exercem importante influência no ordenamento territorial, de forma que espaços privilegiados do ponto de vista do relevo estejam sujeitos a uma maior apropriação por parte de agentes economicamente e politicamente mais poderosos.

Referências

BARRETO, M. J. Territorialização das agroindústrias canavieiras no Pontal do Paranapanema e os desdobramentos para o trabalho. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Tecnologia, (Dissertação de Mestrado em Geografia), 244f, 2012.

CASSETI, Valter. Ambiente e apropriação do relevo. São Paulo: Contexto, 1991.

FERNANDES, B. M.; RAMALHO, C. B. Luta pela terra e desenvolvimento rural no Pontal do Paranapanema. Estudos avançados, v. 15, nº43. São Paulo, Set./Dez. 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300018

GONÇALVES, Elienai C. Disputa territorial: A “parceria” entre os assentados e usinas de açúcar e álcool. IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária – V Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Universidade Federal Fluminense, 2009.

MAZZINI, Eliane de J. T.Assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema – SP: uma política de desenvolvimento regional ou de compensação social? Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Tecnologia, (Dissertação de Mestrado em Geografia), 322f, 2007.
Publicado
2018-12-20
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA