REMOÇÃO DOS HORMÔNIOS ETINILESTRADIOL E LEVONORGESTREL POR HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES

Autores

  • Ligiane Frazão e Silva
  • Renato Rosseto

Palavras-chave:

Contaminantes persistentes, Micro poluentes, Adsorção

Resumo

Hormônios quando presentes em corpos hídricos são considerados contaminantes emergentes estando associados à desregulação endócrina de animais e pessoas que as consomem. A ausência de um padrão da quantidade permitida dos mesmos para a potabilidade propicia uma ingestão irregular que vêm agravando a incidência de anomalias, como a feminilização de peixes. Os tratamentos de água convencionais são ineficazes para sua remoção elevando o interesse para estudo de sua remoção. O presente trabalho tem por finalidade remoção dos hormônios etinilestradiol e levonorgesgestrel em meio aquoso utilizando hidróxidos duplos lamelares (HDL) que são uma alternativa promissora e pouca explorada. As sínteses foram desenvolvidas por método de coprecipitação e os ensaios de remoção em temperatura de 60ºC na presença de Fe3+ e agentes oxidantes, como o persulfato de potássio e o peróxido de hidrogênio. As cinéticas foram acompanhadas por Espectroscopia eletrônica no UV e obteve-se remoções superiores à 60% dos contaminantes em intervalos de tempos significativos, elevando a potencialidade da utilização desses compostos de grande facilidade sintética, baixo custo e capacidade de reutilização.

Referências

BRASIL. Parecer Técnico Científico: Anticoncepcionais orais combinados. Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Jul/2003.
CARMALIN, S. A.; LIMA, E. C. Removal of emerging contaminants from the environment by adsorption. Ecotoxicology and Environmental Safety. p. 1-17. Dec./2017.
CAVANI, F.; TRIFIRÒ, F.; VACCARI, A. Hydrotalcite-type anionic clays: preparation, properties and application. Catal. Today. v. 11, p.173-301, 1991.
CONCEIÇÃO DA, L; PERGUER, S.B.C; MORO, C.C; OLIVEIRA, L.C.A. Compósitos magnéticos baseados em hidrotalcitas para a remoção de contaminantes aniônicos em água. Química Nova, v. 30, n.5, p. 1077-1081, 24 jul. 2007.
CORDEIRO, C.S. Compostos Lamelares como Catalisadores Heterogêneos em reações de trans(esterificação) (M)etílica.2008. 189 f. Tese (Doutorado em Química), Programa de Pós Graduação em Química, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA