REMOÇÃO DOS HORMÔNIOS ETINILESTRADIOL E LEVONORGESTREL POR HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES

  • Ligiane Frazão e Silva
  • Renato Rosseto
Palavras-chave: Contaminantes persistentes, Micro poluentes, Adsorção

Resumo

Hormônios quando presentes em corpos hídricos são considerados contaminantes emergentes estando associados à desregulação endócrina de animais e pessoas que as consomem. A ausência de um padrão da quantidade permitida dos mesmos para a potabilidade propicia uma ingestão irregular que vêm agravando a incidência de anomalias, como a feminilização de peixes. Os tratamentos de água convencionais são ineficazes para sua remoção elevando o interesse para estudo de sua remoção. O presente trabalho tem por finalidade remoção dos hormônios etinilestradiol e levonorgesgestrel em meio aquoso utilizando hidróxidos duplos lamelares (HDL) que são uma alternativa promissora e pouca explorada. As sínteses foram desenvolvidas por método de coprecipitação e os ensaios de remoção em temperatura de 60ºC na presença de Fe3+ e agentes oxidantes, como o persulfato de potássio e o peróxido de hidrogênio. As cinéticas foram acompanhadas por Espectroscopia eletrônica no UV e obteve-se remoções superiores à 60% dos contaminantes em intervalos de tempos significativos, elevando a potencialidade da utilização desses compostos de grande facilidade sintética, baixo custo e capacidade de reutilização.

Referências

BRASIL. Parecer Técnico Científico: Anticoncepcionais orais combinados. Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Jul/2003.
CARMALIN, S. A.; LIMA, E. C. Removal of emerging contaminants from the environment by adsorption. Ecotoxicology and Environmental Safety. p. 1-17. Dec./2017.
CAVANI, F.; TRIFIRÒ, F.; VACCARI, A. Hydrotalcite-type anionic clays: preparation, properties and application. Catal. Today. v. 11, p.173-301, 1991.
CONCEIÇÃO DA, L; PERGUER, S.B.C; MORO, C.C; OLIVEIRA, L.C.A. Compósitos magnéticos baseados em hidrotalcitas para a remoção de contaminantes aniônicos em água. Química Nova, v. 30, n.5, p. 1077-1081, 24 jul. 2007.
CORDEIRO, C.S. Compostos Lamelares como Catalisadores Heterogêneos em reações de trans(esterificação) (M)etílica.2008. 189 f. Tese (Doutorado em Química), Programa de Pós Graduação em Química, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
Publicado
2018-12-20
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA