PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Autores

  • Rosária Oliveira da Silva
  • Fernanda Galdino da Silva

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Escola, Mudanças de hábitos

Resumo

Este trabalho teve como temática a percepção ambiental dos alunos da primeira fase do ensino fundamental de duas escolas de diferentes segmentos localizadas no município de Jaraguá, em Goiás e visa contribuir para o avanço das reflexões sobre os mais iminentes problemas ambientais na comunidade e na escola. A relevância de tal estudo está pautado na realização de um diagnóstico, por meio de questionário trançando uma abordagem quali-quantitativa, sobre a percepção dos estudantes em relação ao meio ambiente e seus problemas. Tendo por escopo, sobretudo, proporcionar subsídios para que os alunos compreendam a necessidade de atuar criticamente nas questões ambientais onde vivem e principalmente a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida.

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável: Pesquisa nacional de opinião: principais resultados, Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. – Rio de Janeiro: Overview, 2012.
DIEGUES, Antônio Carlos S. O Mito Moderno da Natureza Intocada. 6ª ed. São Paulo: Hucitc, 2008
OLIVEIRA, L. de. Contribuições dos estudos Cognitivos à Percepção Geográfica. Revista de geografia. USP. V. 3, p. 61-72, 1997.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1996.
SILVA, Fernanda Galdino. Águas azuis: as lavanderias de jeans de Jaraguá-GO e o meio ambiente. Rio de Janeiro: Gramma, 2017
TOZZONI-REIS, M. F. C. Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.5, n.9, p.33-50, 2001. Disponível em: http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/cea/cea/MariliaTozzoni_EA.pdf. Acessado em: 03/05/2018.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA