Fatores de risco associados ao PapilomavírusHumano (HPV) e o desenvolvimento de lesões carcinogênicas no colo do útero: uma breve revisão
Palavras-chave:
Papillomaviridae. Colo de útero. Fatores de risco. Tabagismo.Resumo
A infecção persistente pelos tipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV) é um fator causal para o desenvolvimento do câncer do colo uterino e de suas lesões precursoras, sendo os tipos 16 e 18 os principais associados ao carcinoma. Entre os fatores de risco que o desencadeiam se encontram sexarca precoce, tabagismo, gravidez, uso de contraceptivos orais bem como a faixa etária em que o indivíduo se encontra. O objetivo foi relacionar os fatores de risco associados ao papilomavírus humano e discorrer sobre o desenvolvimento de lesões carcinogênicas no colo do útero, além de analisar o conhecimento da população acerca desta temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa no banco de dados da SciELO, utilizando os seguintes descritores da Bireme: Papillomaviridae, colo de útero, fatores de risco e tabagismo. Foram selecionados cinco artigos que apresentaram maior rigor científico e que discorreram sobre esse tema. Foi observado que no grupo de risco para infecção do vírus do HPV encontraram-se mulheres entre 19-24 anos, gestantes, tabagistas, usuárias de contraceptivo oral e que não possuíam conhecimento a respeito dessa enfermidade. Concluiu-se que o HPV é um grande problema na assistência à saúde e que os grupos mais vulneráveis devem ser priorizados nas ações de prevenção. Ademais devem ser realizadas campanhas de conscientização da população acerca dos sintomas, prevenções e formas de transmissão do Papilomavírus Humano.
Referências
AYRES, A. R. G. et al. Infecção por HPV em mulheres atendidas pela Estratégia Saúde da Família. Revista de Saúde Pública, Rio de Janeiro, p. 561-92, Janeiro 2017.
BORGES, B. E. S. et al. Infecção por papilomavírus humano e lesões precursoras do câncer cervicouterino em Ribeirinhas da Amazônia: avaliação com relação com marcadores de estresse oxidativo. Einstein, Sâo Paulo, p. 1-7, Fevereiro 2018. ISSN 1679-4508.
FERREIRA, C. et al. Cancro do Colo do útero: o que sabem as jovens? Revista Portuguesa de medicina geral e familiar, Oeiras, p. 226-234, 2013.
FERREIRA, H.; LALA, E. R. P.; MANSOUR, F. R. Frequência de Papilomavirus humano (HPV) em gestantes. Perspectivas Online: Biológicas & Saúde, Campos de Goyacazes, v. 7, p. 44-53, Novembro 2017. ISSN 2236-8868 (Online).
PELIZZER, T. et al. Prevalência de câncer colorretal associado ao papilomavírus humano: uma revisão sistemática com metanálise. Revista Brasileira de Epidemiologia, p. 791-802, Outubro 2016.
ROTELI-MARTINS, C. M. et al. Associação entre idade ao início da atividade sexual e subsequente infecção por papilomavírus humano: resultados de um programa de rastreamento brasileiro. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, São Paulo, p. 580-587, Novembro 2007.