NEOPLASIA DE MAMA E RETO COM METÁSTASE EM PULMÃO

  • Beatriz França do Vale
  • Karolyne Gomes Miranda
  • Lucas da Mota Louredo
  • Rebecca Cota Faria Pacheco
  • Victória Santos Marques Pereira Santos Marques Pereira
  • João Ormindo Beltrão Barros
Palavras-chave: Neoplasia de mama e reto. Metástase. Neoplasias múltiplas primárias.

Resumo

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer colorretal entende-se tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Este estudo teve por objetivo relatar o caso de câncer de mama concomitante a um câncer de reto com metástase pulmonar. Mulher com 42 anos de idade com queixa de nódulo mamário em mama direita, diagnosticado com carcinoma mamário infiltrante tratado inicialmente com quimioterápico e após com mastectomia parcial de QSL. No acompanhamento foi realizado tomografia computadorizada de tórax que revelou metástase nos pulmões que, por meio de histoquímica, cujo padrão imunorreativo indica tratar-se de origem em trato colorretal. Com a colonoscopia, foi visto a presença de neoplasia maligna de reto que culminou em tratamento quimioterápico, radioterápico e por fim colectomia parcial e linfodectomia. Desse modo, os tratamentos sugeridos para cada neoplasia concordam com o que a literatura evidencia e que esse caso pode ser classificado como neoplasias múltiplas primárias que é o aparecimento de uma segunda neoplasia com histologia e sítio diferentes da primeira. Nesse caso, ainda, teve o agravo de uma metástase pulmonar o que nos mostra que a importância do acompanhamento após o diagnóstico e tratamento de uma primeira neoplasia, para que seja suficiente para identificar fatores de risco e identificar uma segunda neoplasia maligna primária.

Referências

ANDRADE, D. L. B,. et al. Experiências vivenciadas por mulheres diante do diagnóstico de câncer de mama: uma revisão de literatura. Renome, v. 4, n. 2, p. 66-78, 2016.
BRUM, I. V,. et al. Câncer de mama metastático: aspectos clinicopatológicos e sobrevida segundo o sítio de metástase. Medicina (Ribeirao Preto. Online), v. 50, n. 3, p. 158-168, 2017.
CURY, M. S.; FORONES. N. M. Neoplasias primárias múltiplas em pacientes com câncer colorretal. Arq. Gastroenterol., v. 37, n.2, p. 89- 92, 2000.
FONSECA, Alenice Aliane et al. Percepções e enfrentamentos de mulheres com câncer de mama: do diagnóstico ao tratamento. Revista Eletrônica Acervo Saúde/Electronic Journal Collection Health, v. 5, p. 222-229, 2017.
HORVAT, N., et al. MR Imaging of Rectal Cancer. Radiologic Clinics, v. 56, n.5, p. 751- 774, 2018.
INCA - Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados-comentarios.asp. Acessado em: 14 de outubro de 2018.
INCA - Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Tipos de Câncer. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colorretal/tratamento. Acessado em: 15 de outubro de 2018.
KUMAR, V., et al. Robbins e Cotran Patologia Bases Patológicas das Doenças. 8.ed. Rio de Janeiro, Elsevier Editora LTDA, 2010.
MORA, A., et al. Ensemble inference by integrative cancer networks. Frontiers in Genetics,v. 5, n. 59, p. 1-5, 2014.

OTANI, M.A.P.; BARROS, N.F. MARIN, M.J.S. A experiência do câncer de mama: percepções e sentimentos de mulheres. Revista Baiana de Enfermagem, v. 29, n.3, p 229- 239, 2015.
PANOBIANCO, M.S., et al. Estudo da adesão às estratégias de prevenção e controle do linfedema em mastectomizadas. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v. 13, n.1, p. 161-168, 2009.
RODRIGUES, J. C.; SILVA, L. C. F.; CARDOSO, R. A. Câncer de mama: do diagnóstico ao tratamento. Revista Master, v. 1, n.1, 2016.
SCHLIJPER, R.C.J., et al. What to choose as radical local treatment for lung metastases from colo-rectal cancer: Surgery or radiofrequency ablation?. Cancer treatment reviews, v. 40, n.1, p. 60-67, 2014.
IKEDA, Y., et al. Multiple primary gastric and colorectal cancer in Japan. Europe PMC, v. 80, n.1, p. 37-40, 1995.
Publicado
2018-12-27
Seção
XV Mostra de Saúde - 10 anos do Curso de Medicina