CONCRETO RECICLADO IMPREGNADO COM POLÍMERO

  • Elda Marra de Moura
  • Joel Neto Bispo Sales
  • Mateus da Silva Batista
  • Natália Cristina do Nascimento
  • Janaíne Mônica Oliveira
Palavras-chave: Concreto reciclado, Concreto Impregnado com Polímero, Materiais

Resumo

A busca por novos materiais para a construção civil visa saídas para um consumo sustentável dos recursos naturais, preservando os solos. O uso de materiais de construção reciclados na engenharia civil, por exemplo, possibilita a redução do entulho de obras que são descartados na natureza. O presente trabalho é um estudo da capacidade de absorção de água e da resistência à compressão de um concreto composto por concreto reciclado britado utilizado como agregado e que passa por uma impregnação superficial em poliestireno expandido (isopor®). As amostras de concreto reciclado impregnado com polímero (CRIP) apresentaram uma absorção de água menor que o concreto reciclado sem impregnação, devido ao fato do poliestireno expandido agir como uma película protetora à absorção de água do material. Os cortes na seção transversal dos corpos de prova permitiram a identificação do bom espalhamento dos agregados reciclados durante a produção do concreto. Os resultados mostraram também um aumento na resistência à compressão de corpos de prova produzidos com concreto reciclado, apresentando-se como uma alternativa sustentável para a construção civil.

Referências

AMIANTI, M.; BOTARO, V.R.; Concreto impregnado com polímero (CIP): uso e aplicação do EPS reciclado para redução da permeabilidade de superfícies de concreto. Revista Matéria, v. 13, n. 4, pp. 664 – 673, 2008.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT. NBR 5738: Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro. 2003.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT NBR 7217: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 1987.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT NBR 8953: Concreto para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência. Rio de Janeiro, 2015.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT NBR 9778: Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água por imersão – Índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro, 1987.


BAZUCO, Régis Sandro. Utilização de Agregados Reciclados de Concreto Para Produção de Novos Concretos. 1999. 128 f. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999.


BUTTLER, Alexandre Marques. Concreto com agregados graúdos reciclados de concreto: Influência da idade de reciclagem nas propriedades dos agregados e concretos reciclados. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo. São Carlos, 2003.


LEITE, Mônica Batista. Avaliação de propriedades mecânicas de concretos produzidos com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. Tese de Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001.


MOMTAZI, Ali Sadr et al. Polymers in Concrete: Applications and Specifications. European Online Journal of Natural and Social Sciences. Volume 03. 2015.
Publicado
2018-12-20
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA