AVALIAÇÃO TEMPORAL DA COBERTURA E USO DA TERRA NA BACIA DO RIO VERDE, MICRORREGIÃO DE CERES – GOIÁS, EM 1998, 2008 E 2018

  • Warley Junio Corrêa da Rocha
  • Maria Gonçalves da Silva Barbalho
  • Cristiane Gonçalves de Moraes
  • Josana de Castro Peixoto
Palavras-chave: ArcGis, Uso da terra, Micro-região de Ceres

Resumo

Na bacia hidrográfica do Rio Verde, localizada na microrregião de Ceres, o processo de ocupação e uso da terra ocorreu principalmente com a implantação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), que levou a migrações de pessoas de diversas partes do pais para a região central do estado de Goiás. Os solos, o relevo e o clima adequados favoreceu, mais recentemente, a implementação de industrias sucroalcooleira na região. Neste contexto, este trabalho objetivou caracterizar a evolução da cobertura e uso da terra nesta região, a partir de imagens Landsat TM 5 de 1998, 2008 e TM8 de 2018, com o auxílio do programa Spring / INPE e ArcGIS para a elaboração dos mapas de cobertura e uso da Terra. Com base na analise dos mapas de uso do solo foi possível observar que o desmatamento foi de pouco mais de 6% entre 1998 e 2018 e que a conversão das áreas desmatadas esta relacionada principalmente com a pastagem, considerada predominante na área de estudo, entre 2008 e 2018. Em 2018, a agricultura ocupa cerca de 30% da área total e corresponde à conversão da área de pastagem em área de cultivo de grãos e da cana de açúcar e desmatamento da vegetação nativa.

Referências

BARBALHO, M. G. S. Processos erosivos lineares nas bacias dos rios Claro e dos Bois, afluentes do rio Araguaia no Estado de Goiás: Relações com a cobertura vegetal e o uso da Terra. (Tese de Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, 2010. 194 p.

CAZULA, L. P. Geotecnologias aplicadas à análises multitemporal – 1985 a 2011 – da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado/SP – Brasil. Dissertação de Mestrado. Três Lagoas/MS, Brasil, 2012.

NUNES, A. B.; LEITE, E. F.; Geoprocessamento aplicado á determinação do uso e cobertura da Terra da bacia hidrográfica do Rio Areias. 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Campo Grande, MS, p.122-128, novembro 2014.

RUTHES, J. M.; TOMAZONI, J. C.; GOMES, T. C.; Influência do uso e ocupação do solo no processo erosivo laminar do município de Francisco Beltrão – Sudoeste do Parana. Revista Brasileira de Energias Renováveis, v.5 n. 2, p.264-274, 2016

VALLE, L.; História, conservação e legislação ambiental no Vale do São Patrício: Abordagem exploratória e descritiva. Dissertação de Mestrado, Programa Pós-Graduação em Sociedade Tecnologia e Meio Ambiente, UniEVANGÉLICA, Anápolis – Goiás, 2016.
Publicado
2018-12-20
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA