ASPECTOS NATURAIS DO PARQUE ESTADUAL DE PARAÚNA EM GOIÁS

  • Bruno Martins Ferreira
  • Cláudia Valéria de Lim
Palavras-chave: Paraúna, Parque Estadual de Paraúna, Aspectos naturais

Resumo

O presente trabalho é um dos resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Geografia, do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. Têm como objetivo, caracterizar a área física do Parque Estadual de Paraúna, localizado no munícipio de Paraúna, no sudoeste do estado de Goiás. Como metodologia, a compilação dos mapeamentos realizados para o município; geologia, geomorfologia e pedologia. O Parque Estadual de Paraúna (PEPa) foi criado pelo decreto de lei Nº 5.568, DE 18 DE MARÇO DE 2002. Localiza-se entre as coordenadas 16º 56’ a 17º 02’ de latitude sul e 50º 36’ a 50º 42’ a W. Gr. O artigo resultou na caracterização dos aspectos físicos do Parque Estadual de Paraúna. Contribuiu para a compreensão da diversidade ambiental existente no parque e a relevância da preservação desses aspectos no âmbito de permitir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento.

Referências

FERREIRA, B. M. Geodiversidade no Município de Paraúna/Goiás. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
GOIAS (Governo do Estado de Goiás). Secretaria de Indústria e Comércio. Superintendência de Geologia e Mineração. Geologia do Estado de Goiás e do Distrito Federal. Por MOREIRA, Maria Luiza Osório; et al. Goiânia, GO. 2008.

GOIAS (Governo do Estado de Goiás). Secretaria de Indústria e Comércio. Superintendência de Geologia e Mineração. Geomorfologia do Estado de Goiás e do Distrito Federal. Por Latrubesse, E. M; Carvalho, T. M. Goiânia, GO. 2006.

LACERDA, H.; SANTOS V. C.; GOMES V. F. Mapa geomorfológico preliminar da região da Serra das Galés e Serra da Portaria, Paraúna (GO). In: VI Seminário de Pesquisa de Professores e VII Jornada de Iniciação Científica da Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis UnUCSEH/Universidade Estadual de Goiás. 2011. Anápolis, ANAIS. Anápolis: UEG, 2013. 1 CD-ROM

LETENSKI, R.; GUIMARÃES, G.B.; PIEKARZ, G.F.; MELO, M.S. Geoturismo no Parque Estadual de Vila Velha: nas trilhas da dissolução. Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas: Campinas, SBE, v. 2, n.1, p.5-15. 2009.

PARAÚNA. Inventário Turístico do Município de Paraúna – GO. Paraúna-Goiás, 2007.
_________. Diagnóstico turístico e plano de ação do município de PARAÚNA- GO. Paraúna-Goiás, 2007.

_________. Guia Turístico de Paraúna. Paraúna-Goiás, 2013.
Publicado
2018-12-20
Seção
IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA