O PROJETO POLÀTICO PEDAGÓGICO E OS ELEMENTOS QUE O COMPÀ•EM: UMA ANÁLISE TEÓRICO PRÁTICA
Resumo
A ATIVIDADE INTEGRADORA DO 6�º PER�ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA, TEVE COMO OBJETIVO UMA ANÁLISE TEÓRICO-PR�TICA DOS PROJETOS POL�TICOS PEDAGÓGICOS (PPP) DE DUAS INSTITUIÇÕES COPARTICIPANTES DO EST�GIO SUPERVISIONADO, SENDO UMA DA REDE MUNICIPAL DE ANÁPOLIS E A OUTRA DA REDE PRIVADA DO MUNIC�PIO DE NERÓPOLIS.  CARACTERIZOU-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVA��O EM CAMPO. O TRABALHO CONSISTIU EM UM ESTUDO PARA ANALISAR SE AS PROPOSTAS DO PPP ENQUANTO DOCUMENTOS OFICIAIS SE MATERIALIZAM NAS PR�TICAS DO COTIDIANO DAS ESCOLAS EM QUESTÃO. A ESCOLA DA REDE PRIVADA TEM COMO FUNDAMENTO TEÓRICO WALLON, VALORIZANDO A PEDAGOGIA DA AFETIVIDADE. A PROPOSTA CURRICULAR � BASEADA NOS PAR�METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN�€™S) E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB). A ESCOLA MUNICIPAL ORIENTA-SE NA CONCEP��O SOCIOINTERACIONISTA FUNDAMENTADA NO TEÓRICO VYGOTSKY. O PPP DESCREVE AINDA UMA PROPOSTA CURRICULAR BASEADA NOS PCN�€™S, NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E NA LDB. NA ANÁLISE DOCUMENTAL E NAS OBSERVA��ES EM CAMPO PERCEBEMOS QUE AS ESCOLAS COPARTICIPANTES SEGUEM A GESTÃO DEMOCR�TICA PARTICIPATIVA. NA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL AS POL�TICAS P�BLICAS ATENDEM UMA GAMA VARIADA DE PRESSUPOSTOS COMO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), J� NA REDE PRIVADA PERCEBEMOS QUE NÃO H� UMA PREOCUPA��O COM A EFETIVA��O DESSAS EXIG�NCIAS DA LEI.  OBSERVAMOS NO COTIDIANO ESCOLAR DE AMBAS AS ESCOLAS QUE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESCRITAS NO PPP NÃO SE EFETIVAM NA SUA TOTALIDADE. UM DESTES ASPECTOS SE REFERE � QUESTÃO DO L�DICO NO AMBIENTE ESCOLAR. PERCEBEMOS QUE NO PPP DAS DUAS INSTITUIÇÕES H� UMA DESCRI��O SOBRE O VALOR DO JOGO E DA BRINCADEIRA, TANTO NO SENTIDO AMPLO COMO NO RESTRITO VOLTADO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PORÉM NA REDE PRIVADA PERCEBEMOS NA PR�TICA DO DIA A DIA UMA COBRAN�A REFERENTE AOS CONTE�DOS DE FORMA TRADICIONAL, O QUE IMPEDE A REALIZA��O DE MAIS MOMENTOS L�DICOS DENTRO OU FORA DA SALA DE AULA, ENQUANTO NA REDE MUNICIPAL ESSAS PR�TICAS SÃO EXCLUSIVAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO F�SICA. PARA A CULMIN�NCIA DESSA ATIVIDADE FOI IMPORTANTE A OBSERVA��O DOS COTIDIANOS ESCOLARES PARA A ANÁLISE, NO QUAL FOI POSS�VEL ESCLARECER AS D�VIDAS PERTINENTES, ANALISANDO E CONCLUINDO, PODENDO TAMB�M LEVANTAR NOVOS QUESTIONAMENTOS. TAMB�M FICOU EXPL�CITA A CORRELA��O EXISTENTE ENTRE AS DISCIPLINAS DO PER�ODO CURSADO, COMO EST�GIO SUPERVISIONADO, SEMIN�RIOS INTERDISCIPLINARES, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, JOGOS E RECREA��O, CURR�CULO E PROJETO PEDAGÓGICO E GESTÃO EDUCACIONAL. NAS DUAS AS REALIDADES CONSTATAMOS DIFICULDADES NOS PROCESSOS, SEJAM ELES DE ORDEM ADMINISTRATIVA OU DE ENSINO-APRENDIZADO, NO ENTANTO, DISP�EM DE PROFISSIONAIS QUE BUSCAM SUPER�-LAS, PROPORCIONANDO AOS SEUS EDUCANDO UMA QUALIDADE DE ENSINO.