O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E OS ELEMENTOS QUE O COMPÕEM: UMA ANÁLISE TEÓRICO PRÁTICA

  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira
  • Isabella Santos
  • Kássia Liliana Macedo Silva
  • Lia da Silva Rezende
  • Mirian Taynara Silva de Castro
  • Nylcemar Berthi Emerick de Oliveira
  • Rosane da Silva

Resumo

A atividade integradora do 6º período do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA, teve como objetivo uma análise teórico-prática dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de duas instituições coparticipantes do estágio supervisionado, sendo uma da rede municipal de Anápolis e a outra da rede privada do município de Nerópolis.  Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de análise documental e observação em campo. O trabalho consistiu em um estudo para analisar se as propostas do PPP enquanto documentos oficiais se materializam nas práticas do cotidiano das escolas em questão. A escola da rede privada tem como fundamento teórico Wallon, valorizando a pedagogia da afetividade. A proposta curricular é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A escola municipal orienta-se na concepção sociointeracionista fundamentada no teórico Vygotsky. O PPP descreve ainda uma proposta curricular baseada nos PCN’s, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na LDB. Na análise documental e nas observações em campo percebemos que as escolas coparticipantes seguem a gestão democrática participativa. Na escola da rede municipal as políticas públicas atendem uma gama variada de pressupostos como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), já na rede privada percebemos que não há uma preocupação com a efetivação dessas exigências da lei.  Observamos no cotidiano escolar de ambas as escolas que as propostas pedagógicas descritas no PPP não se efetivam na sua totalidade. Um destes aspectos se refere à questão do lúdico no ambiente escolar. Percebemos que no PPP das duas instituições há uma descrição sobre o valor do jogo e da brincadeira, tanto no sentido amplo como no restrito voltado para o processo de ensino-aprendizagem, porém na rede privada percebemos na prática do dia a dia uma cobrança referente aos conteúdos de forma tradicional, o que impede a realização de mais momentos lúdicos dentro ou fora da sala de aula, enquanto na rede municipal essas práticas são exclusivas das aulas de Educação Física. Para a culminância dessa atividade foi importante a observação dos cotidianos escolares para a análise, no qual foi possível esclarecer as dúvidas pertinentes, analisando e concluindo, podendo também levantar novos questionamentos. Também ficou explícita a correlação existente entre as disciplinas do período cursado, como Estágio Supervisionado, Seminários Interdisciplinares, Política Educacional Brasileira, Jogos e recreação, Currículo e Projeto Pedagógico e Gestão Educacional. Nas duas as realidades constatamos dificuldades nos processos, sejam eles de ordem administrativa ou de ensino-aprendizado, no entanto, dispõem de profissionais que buscam superá-las, proporcionando aos seus educando uma qualidade de ensino.

Publicado
2019-01-03
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia