A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA JUNTO A ESCOLARES COM BAIXA VISÃO

  • Filipe Ariel da Silva Moreira
  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a utilização de recursos de tecnologia assistiva (TA) junto a escolares com baixa visão considerando as particularidades e especificidades que as pessoas possuem por natureza e a necessidade dos diferentes tipos de recursos de TA que atendam a cada uma delas. Como objetivos específicos procuramos ampliar a compreensão de como tais recursos podem contribuir na aprendizagem escolar desses alunos; descrever a baixa visão e algumas patologias, e identificar as TAs voltadas para a baixa visão. Foi utilizado o método qualitativo para o estudo em questão com fundamentação teórica de diferentes fontes voltada para baixa visão e TA. Após leituras e reflexões compreendemos que mesmo tendo uma diversidade de recursos de TA para baixa visão, é necessário considerar as idiossincrasias dos educandos com essa deficiência (as características visuais, o histórico de vida, a identidade etc) antes de escolher um recurso para ele, pois a baixa visão não abrange um grupo homogêneo, e desta forma as especificidades e necessidades devem ser bem mais respeitada

 

Publicado
2019-01-07
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia