PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE EPICONDILITE LATERAL EM UM PROFESSOR DE CAPOEIRA: ESTUDO DE CASO

  • Isabella Coelho de Almeida
  • Andressa Alves da Silva
  • Pâmela Rityelle Moreira Soares
  • Wêdila França dos Santos
  • Henrique Poletti Zani
  • Viviane Lemos Silva Fernandes
  • Daniella Alves Vento
  • Wesley dos Santos Costa

Resumo

Objetivos: Avaliar os resultados obtidos por um protocolo fisioterapêutico no tratamento de um paciente com epicondilite lateral. Metodologia: Paciente V.P.D de 42 anos, sexo masculino, professor de capoeira com diagnóstico clínico de epicondilite lateral no cotovelo direito com limitação no movimento de extensão de punho e presença de dores intensas com duração de até dois dias após o treino. Foi realizada avaliação inicial e ao final do tratamento, a dor foi avaliada pela Escala Visual Analógica (EVA), realizado perimetria de cotovelo e antebraço, a força muscular (FM) foi mensurada através da escala de Oxford. Protocolo realizado: alongamento por técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) nos músculos extensores e flexores do punho, eletroterapia com o Ultra Som pulsado (US’p), 3min., 1Mhz, DF 50%, Pulso 100Hz, w/cm² 0,8 e treino de FM com contração isométrica e utilização de halteres de ½, a 2kg. Paciente orientado a uso intermitente da bolsa pneumática em terço proximal do antebraço.  Resultados: Foram realizados 05 atendimentos, perimetria em cotovelo direito inicial 33, 30 e 29 cm e final 29, 28,5 e 28 cm evidenciando diminuição do edema, o membro acometido retornou para seu estado de normalidade comparado ao membro saudável. O quadro álgico inicial de EVA (08) e final EVA (0), FM foi restabelecida de FM (-4) para FM (+5). Paciente relata volta completa a rotinas de treinos em roda de capoeira. Conclusão: Diante dos resultados obtidos concluiu-se que o protocolo de tratamento uso de US’p, alongamento, fortalecimento muscular e uso da bolsa pneumática foram eficazes para o tratamento da epicondilite lateral do cotovelo.

Publicado
2019-01-02
Seção
XV Mostra Acadêmica do Curso Fisioterapia