PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E FATORES DE RISCO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Palavras-chave:
Sintomas depressivos. Estudantes de medicina. Prevalência de depressão.Resumo
A depressão é o transtorno de saúde mental mais recorrente do século XXI. Contribuem para isso, a realidade efêmera, desgastante e materialista atual. Nesse contexto, os estudantes de medicina são vítimas em potencial por viverem uma rotina extremamente árdua, caracterizada pelo excesso de conteúdos abordados durante o curso, carga horária extenuante além da privação do lazer. Tais condições potencializam a recorrência de depressão nesse grupo de acadêmicos. O trabalho a seguir trata-se de um resumo expandido, feito a partir de 5 estudos provenientes da base de dados do SciELO e do PubMed com o intuito de identificar os principais fatores associados ao surgimento de sintomas depressivos e a prevalência de sintomas depressivos entre os estudantes de medicina.
Referências
LUDWIG, A., et al. Depression and stress amongst undergraduate medical students. BMC Medical Education, v.15, 2015.
MAYER, F., et al. Factors associated to depression and anxiety in medical students: a multicenter study. BMC Medical Education, v.16, n.1, p.282, 2016.
MOUTINHO, I., et al. Depressão, estresse e ansiedade em estudantes de medicina: uma comparação transversal entre estudantes de diferentes semestres. Revista da Associação Médica Brasileira, v.63, n.1, p.21-28, 2017.
PACHECO, JP., et al. Mental health problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Revista Brasileira de Psiquiatria, v.39, n.4, p.369-378, 2017.