APRENDIZADO, MEMÓRIA E EMOÇO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Memória. Emoção. Cognição. Ãreas cerebrais.Resumo
A MEMÓRIA � O PROCESSO COGNITIVO QUE INCLUI, CONSOLIDA E RECUPERA TODA A INFORMAÇÃO QUE APRENDEMOS, A FORMA��O DE TODAS AS MEMÓRIAS REQUER ALTERA��ES MORFOLÓGICAS NAS SINAPSES: NOVAS SINAPSES DEVEM SER FORMADAS E ANTIGAS PRECISAM SER FORTALECIDAS. EMO��O � A CAPACIDADE DE REA��O, GERALMENTE, BREVE E INTENSA, RELACIONADA � UM EVENTO AMBIENTAL ESPEC�FICO. ESTE TRABALHO VISOU CORRELACIONAR EMO��O, MEMÓRIA E SEUS EFEITOS SOBRE O APRENDIZADO, ABORDANDO AS �REAS CEREBRAIS E AS SUBST�NCIAS ENVOLVIDAS. BUSCOU-SE EM PLATAFORMAS, COMO PUBMED E SCIELO, ARTIGOS COM OS DESCRITORES �€ŒMEMORY�€, �€ŒEMOTION�€, �€ŒLEARNING�€, �€ŒMOOD�€ E SELECIONOU-SE 5 ARTIGOS, PUBLICADOS ENTRE 2004 E 2018, PARA A REVISÃO. A LITERATURA DEMONSTRA QUE, A CORRELA��O ENTRE MEMÓRIA, HUMOR E APRENDIZADO � INCONTEST�VEL, E QUE A AM�GDALA, O HIPOCAMPO E OS CÓRTICES SÃO OS PRINCIPAIS CENTROS CEREBRAIS ATUANTES.
Referências
BUSNELLO, F.; SCHAEFER, L.; KRISTENSEN, C. EVENTOS ESTRESSORES E ESTRAT�GIAS DE COPING EM ADOLESCENTES: IMPLICA��ES NA APRENDIZAGEM. REVISTA SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL VOL. 12, NUM. 2, 2009.
PERGHER, G. MEMORY, MOOD AND EMOTION. REV. PSIQUIATR. RIO GD. SUL VOL.28 NO.1 PORTO ALEGRE JAN./APR., 2006.
WANG, B. DIFFERENTIAL EFFECTS OF EMOTION INDUCED AFTER ENCODING ON ITEM MEMORY AND REALITY-MONITORING SOURCE MEMORY. MEMORY. PLOS ONE VOL.13, NUM.8 AUGUST 20, 2018.
FONSECA, V. IMPORT�NCIA DAS EMO��ES NA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA. REV. PSICOPEDAGÓGICA; 33(102), P.365-84, 2016.