APRENDIZADO, MEMÓRIA E EMOÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Augusto Marquezan Brito Abrahão
  • Bruno Daniel Pereira
  • Isadora Cunha Manata
  • Lígia Sant`Ana Dumont
  • Pedro Elias de Souza Alves
  • Wesley Gomes da Silva
Palavras-chave: Memória. Emoção. Cognição. Áreas cerebrais.

Resumo

A memória é o processo cognitivo que inclui, consolida e recupera toda a informação que aprendemos, a formação de todas as memórias requer alterações morfológicas nas sinapses: novas sinapses devem ser formadas e antigas precisam ser fortalecidas. Emoção é a capacidade de reação, geralmente, breve e intensa, relacionada à um evento ambiental específico. Este trabalho visou correlacionar emoção, memória e seus efeitos sobre o aprendizado, abordando as áreas cerebrais e as substâncias envolvidas. Buscou-se em plataformas, como PubMed e SciELO, artigos com os descritores “memory”, “emotion”, “learning”, “mood” e selecionou-se 5 artigos, publicados entre 2004 e 2018, para a revisão. A literatura demonstra que, a correlação entre memória, humor e aprendizado é incontestável, e que a amígdala, o hipocampo e os córtices são os principais centros cerebrais atuantes.

Referências

LOMBROSO, P. Aprendizado e memória. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 no.3 São Paulo Sept. 2004.
BUSNELLO, F.; SCHAEFER, L.; KRISTENSEN, C. Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Vol. 12, Num. 2, 2009.
PERGHER, G. Memory, mood and emotion. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul vol.28 no.1 Porto Alegre Jan./Apr., 2006.
WANG, B. Differential effects of emotion induced after encoding on item memory and reality-monitoring source memory. memory. PLoS ONE Vol.13, Num.8 August 20, 2018.
FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagógica; 33(102), p.365-84, 2016.
Publicado
2018-12-28
Seção
XV Mostra de Saúde - 10 anos do Curso de Medicina