REPRESENTAÇÕES ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: A ESCOLA COMO ARENA POLÍTICA

  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Patrícia Rezende Rolindo Carvalho
  • Viviane Mendonça Gomides
  • Núbia Gonçalves da Paixão Eneterio

Resumo

A escola é uma organização complexa. Vista como organização, assume diferentes conotações. Algumas encontram claras analogias entre escolas e empresas, outras buscam traçar diferenças e semelhanças entre elas e ainda, as que recusam estabelecer qualquer tipo de comparação. Neste trabalho, optou-se pela analogia entre escolas e empresas proposta por Costa (1998). O autor apresenta seis modos distintos de perspectiva da organização escolar _ escola como empresa, como burocracia, como democracia, como política, como anarquia e como cultura. A partir dessa classificação, delimitou-se como tema: a tomada de decisão na imagem organizacional da escola como arena política, proposta por Costa. A partir desse tema, elencou-se como objetivo geral analisar a organização escolar como arena política, considerando as características desse modelo e como estas se fazem presentes na rotina da escola. É uma pesquisa teórica, com abordagem qualitativa. As bases teóricas foram formuladas, principalmente, a partir dos estudos de Costa (1998), Baldridge (1971), Hoyle (1989), Afonso (1994), Ball (1989), Dallari (1999). A análise descritiva demonstra que o modelo organizacional da escola como arena política tem como base os conflitos existentes no interior da escola. A importância desses conflitos se dá pelo desenvolvimento de novas formas de organização, de regulação, de formação da autonomia substancial para a construção do poder institucional. Os interesses, o conflito, o poder e a negociação são os instrumentos significativos e com potencialidade para explicar o funcionamento das escolas vistas como arena política. Os defensores desse modelo organizacional acreditam que sua forma de organização pode administrativamente dar conta da complexidade da instituição escolar. Ainda que o discurso contemporâneo e as bases legais da educação tenham como modelo a democracia, a arena política se faz presente no cotidiano das escolas.

Publicado
2019-01-03
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia