A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DA CIDADE DE ANÁPOLIS ACERCA DA INFLUÊNCIA DA IMAGEM DO PROFESSOR

  • Filipe Ariel da Silva Moreira
  • Geslaíni Cunha da Silva
  • Antônia Kelly Gaioso de Andrade
  • Júlia Lemes Silva
  • Marina Sergio Ferreira
  • Gisélia dos Santos Pereira Carmo

Resumo

A sociedade contemporânea tem como um de seus traços fundamentais a cultura imagética. Os avanços tecnológicos promoveram uma revolução no que diz respeito ao uso da imagem e, no caso específico da educação, essa situação não é diferente, alunos e professores se veem envolvidos em situações em que o uso da imagem acaba por influenciar o processo de ensino-aprendizagem. Partindo do exposto, desenvolvemos o presente trabalho de pesquisa que teve como objetivos, descrever a influência da imagem do docente no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e   identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Anápolis acerca da influência da imagem do professor em seu processo de aprendizagem. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se as pesquisas bibliográfica e de campo a partir de uma abordagem qualitativa. Inferiu-se com a pesquisa que a imagem do professor exerce um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem e contribui positivamente para o seu sucesso profissional além de influenciar no desenvolvimento do aluno. Entretanto, para os alunos de Pedagogia entrevistados, o conhecimento do professor, sua linguagem e seu relacionamento com os alunos, sobressai sobre sua imagem física. 

Publicado
2019-01-03
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia