PROJETO PEDAGÓGICO HORTA: SEGURANÇA E CONSCIÊNCIA ALIMENTAR

  • Ana Vitória Cardoso Vieira
  • Milene Fernandes de Lima
  • Nathalia Diniz
  • Suzane de Sousa Moura Lemos
  • Thalita Tamara Pereira de Oliveira
  • Gisélia dos Santos Pereira Carmo

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar por quepoucas pessoas se dispõem a produzir seus alimentos, bem como consumi-los adequadamente. Considerando as particularidades e especificidades que as pessoas possuem por natureza e com o objetivo de despertar a consciência ecológica acerca da importância da produção doméstica dos alimentos como forma de alcançar qualidade de vida e segurança alimentar. Como objetivos específicos procuramos ampliar a compreensão do significado de produção doméstica de alimentos, bem como de qualidade de vida e segurança alimentar; desenvolver na escola uma horta onde os alunos poderão colocar em prática os conceitos apreendidos sobre produção doméstica de alimentos, qualidade de vida e segurança alimentar; associar a produção doméstica de alimentos à qualidade de vida e segurança alimentar como forma de alcançar consciência ecológica. Foi utilizado o método qualitativo para o estudo em questão com fundamentação teórica de diferentes fontes voltada para a educação ambiental e ações pedagógicas propostas para o ano letivo. Com o desenvolvimento do projeto pedagógico espera-se que se desenvolva na comunidade escolar uma consciência ecológica e que o projeto demonstre efetivamente a importância e o significado de se adotar posturas responsáveis acerca do ambiente em que vivemos. As intervenções pedagógicas irão nortear as ações conscientizando de forma lúdica, concreta e interacionista, construindo aprendizado de forma integral e multidisciplinar para a educação ecológica. Espera-se ainda que a comunidade escolar perceba que as crianças necessitam de apoio na construção alimentar e que a escola é o principal local destinado à aquisição de conhecimentos do indivíduo, podendo propor práticas e experiências que fazem sentido em todas as dimensões vivenciadas pelo ser humano.

Publicado
2019-01-03
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia