O ESTÁGIO CURRICULAR II E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Este resumo apresenta as atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, que, articulado ao Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA possibilitouvivências de estágio e pesquisa na Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz, na cidade de Anápolis-GO, no período de agosto a novembro de 2018, totalizando 35horas, essa etapa foi denominada como período de ambientação, nela foi acompanhado a rotina de aula dasturmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a metodologia utilizada foi a observação-participativa. O projeto tem duração de 18 meses e será finalizado em janeiro de 2020 e até aqui como resultado evidencia-se uma experiência que propicia umaprática de estágio mais comprometida com o processo de ensino-aprendizagem. Foram objetivos da observação:conhecer todos os espaços escolares da instituição-campo, acompanhar o trabalho docente, analisar o Projeto Político Pedagógico da escola; estabelecer relação teoria-prática, tendo como norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); elaborar projeto que vise a implementação das dez competências definidas no mesmo documento e promover a articulação da acadêmica com a escola. É perceptível que não há como praticar qualquer ação dentro da escola que esteja desassociada da teoria, principalmente quando esta é adquirida através dos estudos científicos fornecidos na graduação. Há uma coerênciaenorme entre prática e teoria quando bem-intencionadas no ambiente escolar. A falta da referida relação implicam em consequências desastrosas dentro da sala de aula, episódios que podem ser evitados e direcionados, se houver implementação de prática associada à teoria e nisso reside à importância de aliar a experiência do estágio com os objetivos da Residência Pedagógica.