ANÁLISE TEÓRICO PRÁTICA DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

  • Deborah Wanessa Salomão de Abreu
  • Elizete Ferreira da Silva
  • Fernanda Cristina Lisboa Pimenta
  • Jéssica Camilo Mattos Cunha
  • Luciene da Conceição da Silva
  • Nágila Aparecida Santos de Almeida
  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGÉLICA

Resumo

Este trabalho refere-se à análise do Plano Político Pedagógico - PPP de duas escolas municipais de Anápolis, a primeira denominada escola A e a segunda escola B. A proposta está ligada a uma atividade interdisciplinar em que os professores do 6º período do Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA buscaram integrar os conteúdos de todas as disciplinas deste período: Currículo; Política Públicas; Gestão Educacional; Jogos e Recreação; Seminários Interdisciplinares VI e Estágio IV. O objetivo foi estabelecer um paralelo entre a teoria e a prática do dia a dia da escola nos aspectos discutidos nestas disciplinas. Com acesso aos PPP’s das escolas A e B realizamos uma análise documental e observação em campo.Constatamos que em ambas as instituições existem algumas divergências quanto à rotina do ambiente escolar e o que encontramos descrito no PPP. Na escola “A” podemos citar a contradição quanto à proposta pedagógica da escola, pois o documento explicita dois tipos de linhas metodológicas, uma delas se baseia em concepções construtivistas e interacionistas e a outra linha têm sua proposta pedagógica baseada na abordagem Histórico-cultural da aprendizagem. Um aspecto que podemos destacar na escola “B” é que o PPP traz de forma implícita as políticas públicas utilizadas, sendo a inclusão dos alunos AEE, a política mais evidente na escola conforme observado mediante estágio supervisionado, com cumprimento o mais próximo do ideal possível. Apesar de não ser possível observar o cumprimento absoluto do PPP no cotidiano escolar de ambas as escolas, compreendemos que as crianças que ali estudam têm amplo acesso à educação contemplando, como foi possível observar, momentos lúdicos. O trabalho contribuiu para o nosso aprendizado, no sentido de trazer-nos clareza da vivência do que é ser professor, gestor e várias outras particularidades deste ambiente de aprendizagem. Na elaboração deste conhecimento, tivemos a noção do quão relevante e complexo é um Projeto Político Pedagógico na organização de uma escola, pois este deve ser um documento representativo e identitário, em que deve constar as concepções e propostas que orientam todo o trabalho na instituição educacional e que se materializam no cotidiano escolar.

Publicado
2019-01-03
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia