O ESTÁGIO CURRICULAR II E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIAPEDAGÓGICA

  • Suzane de Sousa Moura Lemos
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Cláudia Regina Major

Resumo

Este resumo apresenta as atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, que, articulado ao Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA possibilitouvivências de estágio e pesquisa na Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz, na cidade de Anápolis-GO, no período de agosto a novembro de 2018, totalizando 35horas, essa etapa foi denominada como período de ambientação, nela foi acompanhado a rotina de aula dasturmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a metodologia utilizada foi a observação-participativa. O projeto tem duração de 18 meses e será finalizado em janeiro de 2020 e até aqui como resultado evidencia-se uma experiência que propicia umaprática de estágio mais comprometida com o processo de ensino-aprendizagem. Foram objetivos da observação:conhecer todos os espaços escolares da instituição-campo, acompanhar o trabalho docente, analisar o Projeto Político Pedagógico da escola; estabelecer relação teoria-prática, tendo como norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); elaborar projeto que vise a implementação das dez competências definidas no mesmo documento e promover a articulação da acadêmica com a escola. É perceptível que não há como praticar qualquer ação dentro da escola que esteja desassociada da teoria, principalmente quando esta é adquirida através dos estudos científicos fornecidos na graduação. Há uma coerênciaenorme entre prática e teoria quando bem-intencionadas no ambiente escolar. A falta da referida relação implicam em consequências desastrosas dentro da sala de aula, episódios que podem ser evitados e direcionados, se houver implementação de prática associada à teoria e nisso reside à importância de aliar a experiência do estágio com os objetivos da Residência Pedagógica.

Publicado
2019-01-03
Seção
V Mostra Científica do Curso Pedagogia