VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CENÁRIO BRASILEIRO

  • Amanda Couto Triers
  • Alexia Bianca Martins Dantas
  • Aparecida Eterna Gondin
  • Hanniele de Jesus Moreira
  • Julie Angel Almeida Silva
  • Lucas Henrique Miranda Siqueira
  • Lorena Rezende Gonçalves
  • Cecília Magnabosco Melo
  • Viviane Lemos da Silva Fernandes
  • Ilana de Freitas Pinheiro
Palavras-chave: Violência de gênero. Violência contra a mulher. Violência doméstica. Violência contra a parceira íntima. Abuso físico.

Resumo

Introdução: Violência contra a mulher é considerada qualquer ato de dominação do homem sobre a mulher. O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão bibliográfica que retrate a situação atual das mulheres no cenário brasileiro de violência e as suas possíveis formas de enfrentamento Métodos: Foi realizada a busca de artigos publicados no período de 2012 a 2018 nas base de dados SCIELO e LILACS. Os descritores utilizados foram: violência de gênero, violência contra a mulher, violência doméstica, violência contra a parceira íntima, abuso físico, utilizados de forma isolada e combinada. Foram escolhidos 5 artigos que mais se adequaram ao tema proposto. Foram excluídos artigos que não estavam em Português e que não se relacionam com a problemática. A pesquisa foi realizada no período de agosto a novembro de 2018. Resultados: Foram encontrados 1013 artigos. Destes foram escolhidos 5 artigos que mais se adequaram ao tema. Observou-se que a violência contra a mulher está estabelecida em uma sociedade que atribui poderes ao homem de forma desigual e leva a mesma à exposição da violência física, sexual, psicológica. A Lei Maria da Penha constitui-se como estratégia de enfrentamento à violência contra a mulher no contexto brasileiro. Conclusão: A cultura machista e patriarcal tem sido modificada aos poucos através de movimentos populares feminista, criação da delegacia da mulher e a lei Maria da Penha. É necessário um trabalho de conscientização e encorajamento para que a vítima possa identificar e enfrentar adequadamente esta situação.

Referências

AZEREDO, C.M.O; WEINGARTNER NETO, J.. Lei Maria da Penha: Um Basta à Violência de gênero. Dialógo, n. 28, p. 59-72, 2015.

CAVALCANTE, E.C.R. violência contra mulher. As suas políticas públicas e aplicação da Lei Maria da Penha: 2015

SANTOS, W.J.; OLIVEIRA, P.P; VIEGAS S.M.F. et al. Violência Doméstica Contra a Mulher Perpetrada por Parceiro Íntimo: Representações Sociais de Profissionais da Atenção Primaria à saúde. Revista On line de Pesquisa Cuidado é Fundamental, v. 10, n 3, p. 770-777, 2018.

TELES, Maria Almeida de Almeida, Melo Mônica de. O que é violência contra a mulher. São Paulo: Editora Brasiliense 2012

VERALDO,T. Violência. Rev. Bras.enferm.vol.58 no 2 Brasília marc.2016.
Publicado
2019-01-09
Seção
XV Mostra Acadêmica do Curso Fisioterapia