CUIDADOS PALIATIVOS NO DOENTE TERMINAL – DIFICULDADES DA EQUIPE DE SAÚDE

  • Ana Maria de Castro
  • Jalisson Lucas Pereira
  • Letícia Augusta Silva Lima
  • Luana Félix Santos Silva
  • Pollyana Barbosa de Paula
  • Thalía Eterna Louza Mariano
  • Wesley Coimbra Gimenes
  • Cecília Magnabosco Melo
  • Viviane Lemos da Silva Fernandes
  • Ilana de Freitas Pinheiro
Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Doente terminal. Equipes de saúde.

Resumo

Introdução: Cuidados paliativos se referem a “medidas que aumentam a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam uma doença terminal, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio de identificação precoce da doença, avaliação correta, tratamento de dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais”.  O objetivo do presente estudo foi analisar como se desenvolve os cuidados paliativos nos doentes terminais, pela equipe multiprofissional, bem como destacar as fragilidades e potencialidades desta relação. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados SCIELO e LILACS de artigos científicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2009 a 2018. Foram utilizados os descritores Cuidados Paliativos, doente terminal, equipes de saúde de forma combinada através do operador booleano “and”. Foram escolhidos 5 artigos que mais se adequaram ao tema proposto. Resultados: Foram encontrados 105 artigos. Destes foram escolhidos 5 artigos que mais se adequaram ao tema. Dentre os desafios frequentemente encontrados pelos profissionais da saúde destaca-se saber proporcionar ao paciente um cuidado mais humanizado com total equidade, boa orientação à família para que saibam lidar com o fim da vida, dentre outros. Conclusão: Uma formatação acadêmica baseada na humanização pode ajudar na superação das dificuldades encontradas pela equipe de saúde. Torna-se importante conduzir os cuidados hospitalares juntamente com a família e envolvidos.

 

Referências

CHAVES, Adriano Aparecido Bezerra et al. Percepção de enfermeiros sobre dilemas éticos relacionados a pacientes terminais em Unidades de Terapia Intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. 1, p. 30-36, 2009.

HERMES, H. R.; LAMARCA, I. C. A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. v. 18, n. 9, p. 2577-2588, 2013.

NUNES C. T. S.; Reflexões sobre pacientes terminais um olhar para a família. São Paulo. 2017.

SANTANA, Júlio César Batista et al. Cuidados paliativos aos pacientes terminais: percepção da equipe de enfermagem. Bioethikos, v. 3, n. 1, p. 77-86, 2009.

VALDUGA, Elza Queli; HOCH, Verena Augustin. Um olhar sobre os familiares cuidadores de pacientes terminais. Unoesc & Ciência-ACHS, v. 3, n. 1, p. 15-32, 2012.
Publicado
2019-01-09
Seção
XV Mostra Acadêmica do Curso Fisioterapia