TRATAMENTO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE QUEIMADO

REVISÃO INTEGRATIVA

  • Gláucia Oliveira Abreu Batista MEIRELES
  • Alexsandra dos Santos FERREIRA
  • Rayana Rafilla MENDONÇA
Palavras-chave: Lesão por queimadura. Tratamento local. Cuidados de enfermagem.

Resumo

morbidades e mortalidade em países em desenvolvimento. Podendo ser causadas por agentes térmicos, elétricos, químicos ou radioativos, onde o grau de comprometimento é avaliado através da profundidade da lesão. Do ponto de vista econômico o tratamento dessas lesões são caros por se tratar de tratamentos complexos que necessitam de coberturas especificas. O tratamento da queimadura envolve efeitos locais e sistêmicos, que variam de acordo com a profundidade da ferida sua localização e extensão. Como opção de terapia local são usados curativos que contém em sua composição substâncias cicatrizantes e anti-infecciosas (TAVARES; SILVA, 2015). O paciente queimado requer um profissional enfermeiro para elaboração dos planos de cuidados, que tenha uma base de conhecimento cientifico adequado, habilidades técnicas e valores pessoais e emocionais para lidar com sua situação com competência (TEIXEIRA; ALMEIDA, 2012). OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo Discorrer a assistência de enfermagem e os possíveis tratamentos em relação às vítimas de queimaduras, por meio de uma revisão integrativa da literatura. METODOLOGIA: Baseia-se em um Revisão integrativa da literatura, de artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), disponível em textos completos, nas bases de dados Latino América e do Caribe em ciências da saúde (LILACS) e SCientific Eletronic Library Online (Scielo), na Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Revista Eletrônica da Sociedade Brasileira de Queimaduras (RBQ), no período de 2007 à 2017, no idioma português. Foram adotados analise de conteúdo, para análise dos dados RESULTADO: Os resultados e discussão dos dados foram obtidos através da leitura e analise de todos os artigos usados e após catalogados. Três destacaram-se: 1) A Importância da Sistematização da Assistência no Tratamento as Vítimas de Queimaduras; 2 Epidemiologia e Etiologia; e 3) Tratamento da Vítima de Queimadura. CONCLUSÃO: As principais morbidades causadas pela queimadura provêm da dor e sequelas que ela causa. O bom prognóstico do paciente vítima de queimadura está interligado ao tratamento adequado e a uma sistematização de enfermagem eficaz baseada em cuidados técnico-científicos.

Referências

MALAGUTTI, William; KAKIHARA, Cristiano Tarzia. Curativos, Estomia e Dermatologia: uma abordagem multiprofissional. 2ª. ed. São Paulo: Martinari, 2014.

TAVARES, W. S; SILVA, R. S. Curativos utilizados no tratamento de queimaduras: uma revisão integrativa. Rev Bras .Queimaduras.vol.14, n.4,300-6,2015.

TEXEIRA, Cristiane Chagas; ALMEIDA, William Albuquerque. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente queimado. Revista Cientifica Unisalesiano. 2012.< http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no6/artigo 2.pdf>
Publicado
2019-01-07
Seção
II Simpósio de Produção Científica do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA