O PACIENTE COM DIABETES MELLITUS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Rosana Mendes Bezerra
  • Gláucia Oliveira Abreu Batista MEIRELES
  • Gessika Ferraz Alves dos SANTOS
  • Juliana Almeida de FARIA,
  • Ana Paula de Sousa Sousa BARBOSA,
Palavras-chave: Enfermagem. Diabetes Mellitus. Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: Considerado um problema de saúde pública, o Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado pelas alterações metabólicas, vasculares ou neuropáticas, possui um caráter crônico degenerativo e está associado ao déficit de insulina, o DM cresce em grande escala a nível global (ANTÃO et al., 2013). OBJETIVO: O objetivo geral deste trabalho consiste em descrever como a literatura científica aponta a assistência à saúde de pacientes diabéticos. METODOLOGIA: Trata-se de um trabalho bibliográfico, com revisão integrativa da literatura (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008), com pesquisa em artigos científicos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELLO) nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências em Saúde (LILACS), National Libraly of Medicine (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando os seguintes descritores: Diabetes, SUS, Educação em saúde, Educação em enfermagem, Estratégia saúde da família. RESULTADOS: Após leitura e interpretação dos dados chegou- se as categoria, Atenção à saúde do diabético; Atendimento da equipe multidisciplinar; e  o enfermeiro frente ao paciente diabético. É fundamental  classificar  o  tipo de DM, pois o tratamento correto inicia mais cedo e possui maior possibilidade de obter sucesso, outro mecanismo importante são as atividades de educação voltadas para os pacientes diabéticos. O enfermeiro deve realizar todos os procedimentos que o protocolo exige, para maior eficácia no tratamento. CONCLUSÃO: O DM é um problema de Saúde Pública e é de extrema importância a adesão do paciente ao tratamento e a mudança em seus hábitos diários, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas que juntamente com a ação dos enfermeiros fará com que os pacientes alcancem níveis normais ou próximos aos normais de glicose sanguínea, promovendo assim melhora de sua saúde.

Referências

ANTÃO, Jennifer Yohanna Ferreira de Lima. DANTAS, Maria Natália Leite. MARTINS, Ana Aline Andrade. Complicações do Diabetes Mellitus: uma reflexão acerca da atuação do enfermeiro. Revista e-ciência, v.1, n.1, 2013. Disponível em: . Acesso em 08 de Novembro de 2016.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008 . Available from . access on <01 May 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018>.
Publicado
2019-01-07
Seção
II Simpósio de Produção Científica do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA