INCLUSÃO SOCIAL DAS MINORIAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS €“ UNIEVANGÉLICA
Resumo
A INCLUS�O SOCIAL PODE SER DEFINIDA COMO UM GRUPO DE A��ES QUE TEM O OBJETIVO DE INSERIR E GARANTIR A PARTICIPA��O DE TODOS NA SOCIEDADE, INDEPENDENTEMENTE DA CONDIÇÃO SOCIAL, ETNIA, ORIENTAÇÃO SEXUAL, CONDIÇÃO F�SICA, ENTRE OUTROS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OUTRORA ERA ALGO LIMITADO E ELITIZADO, VISTO QUE AS UNIVERSIDADES NÃO INVESTIAM EM ESTRUTURA PARA INTEGRA��O DE PESSOAS COM ALGUMA LIMITA��O, COMO OS DEFICIENTES F�SICOS, AUDITIVOS, VISUAL E MENTAL, AL�M DE CERTAS MINORIAS COMO A POPULA��O NEGRA, IND�GENA E HOMOSSEXUAIS. NOS �LTIMOS ANOS OCORRERAM DIVERSAS TRANSFORMA��ES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, AS POL�TICAS P�BLICAS DE INCLUS�O SÃO UM EXEMPLO QUE POSSIBILITARAM QUE ESTAS MINORIAS FOSSEM INSERIDAS NAS UNIVERSIDADES DO BRASIL, TANTO PRIVADAS QUANTO P�BLICAS. SENDO ASSIM ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO: COMPREENDER ATRAV�S DE DEMONSTRA��O DID�TICA, USANDO CARTAZES E MAQUETES COM FRASES, DADOS COLHIDOS NA INSTITUI��O DE ENSINO EM QUESTÃO E IMAGENS IMPACTANTES QUE VISAM MOSTRAR INFORMA��ES SOBRE AS MINORIAS E DIVERSIDADES INCLU�DAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA.RESULTADOS: ESPERA-SE PROMOVER MAIOR CONSCIENTIZA��O DO P�BLICO ESPECTADOR, CONSTITU�DO EM SUA MAIORIA POR ACAD�MICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA. CONCLUS�O: � DE GRANDE IMPORT�NCIA TER UMA VIS�O ABRANGENTE EM RELAÇÃO �S PR�TICAS INCLUSIVAS NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO, COMPREENDENDO ATRAV�S DE DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE SOFREM ALGUMA BARREIRA, QUE DE CERTA FORMA LIMITA SUA PARTICIPA��O NA UNIVERSIDADE, VENDO QUE ESTAS BARREIRAS NÃO AS INCAPACITAM, PELO CONTR�RIO, TORNA O CAMINHO DESTAS PESSOAS MAIS PROMISSOR.  
PALAVRAS-CHAVE:ENSINO SUPERIOR. INCLUS�O. MINORIAS.