O ENFERMEIRO E OS CUIDADOS PALIATIVOS À CRIANÇA COM CÂNCER
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Cuidado paliativo. Pediatria. Câncer infantil.Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente um dos maiores problemas de saúde pública no mundo é o câncer, devido a grande incidência e prevalência. Cuidados paliativos em pediatria é o cuidado ativo e total prestado à criança, no contexto do seu corpo, mente e espírito, bem como o suporte oferecido a toda a sua família. OBJETIVOS: Objetivo geral: Conhecer como são prestados os cuidados paliativos a criança com câncer frente a literatura científica. Objetivos específicos: Descrever os profissionais envolvidos na prestação de cuidados paliativos a criança; descrever como são realizados os cuidados paliativos nas crianças; apontar as contribuições do enfermeiro para os cuidados paliativos. METODOLOGIA: Realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. Foram utilizados artigos científicos no período de 2012 a 2017 (primeiro trimestre), artigos completos, originais, gratuitos, nos idiomas português e espanhol. Realizada busca de artigos científicos disponibilizados na SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e na BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências em Saúde (LILACS), National Libralyof Medicine (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), com o uso dos descritores: Cuidado paliativo. Pediatria. Câncer infantil. RESULTADOS: Após leituras os dados foram codificados em quatro categorias: 1 Minimização da dor e promoção de conforto; 2 Comunicação (estabelecimento de vínculo e doação de carinho); 3 Uso do brincar e 4 Trabalho multiprofissional. Chegou-se a conclusão, após levantamento dos dados de maior prevalência entre os autores. Os artigos mostraram que os enfermeiros reconhecem a importância e a eficácia dos cuidados paliativos. São utilizados para proporcionar qualidade da terminalidade de vida à criança, tendo como prioridades, o alívio da dor, a promoção de conforto, a comunicação, a doação de afeto e carinho e o o uso de brincadeiras para que o processo de hospitalização seja menos traumático possível. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os estudos apontaram a importância dos cuidados paliativos no processo de formação do enfermeiro, para que o mesmo vise proporcionar vida e morte dignas aos seus pacientes. Neste contexto, os cuidados paliativos vêm em auxílio dos enfermeiros para que reflitam sobre sua prática.
Referências
LATORRE M. R. D. O.; FRANCO E. L., Epidemiologia dos Sarcomas. In: Lopes A (ed). Sarcomas de Partes Moles. p. 3-18. Rio de Janeiro: Medsi, 2009.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, dez. 2008.
Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=pt&nrm=iso>. Acessoem 22 maio 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018>
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Cancer pain relief and palliative care in children. Geneva: WHO; 1998. Disponível em: <http://whqlibdoc.who.int/publications/9241545127.pdf> Acesso 11 Abril, 2016.