A CONSTRUÇÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR COM AMOR E RESPEITO

  • Amanda Luysa Roriz Pinto
  • Angelita Santos Matos
  • Gustavo Peclat David
  • Júlia Martins Abrahão
  • Mariana Teixeira Olimpio de Souza
  • Gustavo de Adolfo Martins Mendes
  • Helder Fernandes Oliveira
  • Mônica Misaé Endo
  • Denise Campos Amaral
  • Lila Louise Moreira Martins Franco

Resumo

 

A acessibilidade e a inclusão nas instituições de ensino superior uma das formas de garantir a todos o direito à educação. É uma ação política, sóciocultural e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os acadêmicos de estarem juntos, aprendendo e participando sem discriminação de origem, raça, sexo, cor, idade, condição social, deficiência ou qualquer outro que a coloque em condição de vulnerabilidade. A educação inclusiva têm sido tema de reflexão e anseio dos educadores que preconizam o respeito à dignidade humana, de forma a considerar a si mesmo e outro como uma pessoa que tem seu próprio valor. É necessário entender que a diversidade é uma construção social, o que significa que as distinções não existem em si mesmas; somos nós, enquanto sociedade que construímos os parâmetros do que é feio, belo, estranho e correto. O ponto chave da discussão sobre a diversidade é a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdades; entende-las é fundamental para se estabelecer novas práticas. A inclusão é o melhor exemplo: assim, o diferente passa a ter lugar na sociedade, quando alguém que possui características diferentes da maioria é incluído. Abrem-se portas de compartilhamento, aprendizado e experiências. O propósito do trabalho é de apresentar essa temática por meio de uma encenação artística de um poema do autor Bráulio Bessa no sentido de falar sobre a diversidade e nos faz refletir o quão é importante que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito.

 

Palavras-chave: educação em saúde; ensino; acesso aos serviços de saúde;

Publicado
2019-01-10
Seção
V Mostra Cultural do Curso de Odontologia