APLICAÇÃO DA METODOLOGIA JÚRI SIMULADO NA APRENDIZAGEM DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

  • Mayara Barbosa Viandelli Mundim-Picoli
  • Carolina Cintra Gomes
  • Ismar Nery Neto
  • Rogério Ribeiro Paiva
  • Brunno Santos de Freitas Silva
Palavras-chave: Júri- Simulado. Metodologia ativa. Aprendizagem. Diagnóstico por Imagem.

Resumo

O júri simulado consiste em uma atividade multidisciplinar em que se simula um tribunal judiciário no qual os participantes assumem funções anteriormente estabelecidas. É uma estratégia já utilizada há algum tempo em escolas e universidades, pois permite que questões divergentes sejam discutidas, desenvolvendo o senso crítico nos alunos e também permite que os alunos ampliem suas habilidades e competências com relação à capacidade de falar em público, à organização de ideias, à argumentação, à persuasão. Os objetivos principais desse método são levar os acadêmicos à reflexão científica a respeito de temas; além disso, estimular a integração, o senso crítico e a capacidade argumentativa. A metodologia foi aplicada na disciplina de Pré-Clínica III ministrada no terceiro período do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis, em aula cuja temática foi o diagnóstico por imagem através de ressonância magnética nuclear (RMN) e ultrassonografia (US). Inicialmente foi solicitado a turma que realizassem a leitura de dois artigos base sobre a temática a ser abordada disponibilizados previamente. Em aula subsequente a sala de aula foi organizada de forma a simular o ambiente de um tribunal. Os acadêmicos foram divididos em três grupos, sendo um grupo de defesa da US e um grupo de defesa da RMN, os mesmos grupos eram responsáveis pela acusação do tema do grupo oposto. Um terceiro grupo formou o corpo de jurados. Os docentes ficaram na posição de juízes apresentando os casos clínicos que deveriam ser debatidos pela defesa/acusação. Cada grupo tinha um tempo estabelecido de um minuto para apresentar as vantagens e aplicações de seu exame por imagem para o caso clínico apresentado no momento, e igual tempo era dado para réplica e tréplica. Ao final, o grupo de jurado teve a oportunidade de finalizar a discussão com os pontos principais abordados durante debate. Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de tecerem comentários sobre a metodologia, a qual concluíram tornar o aprendizado mais ativo atuando como promotora de aquisições de conhecimentos da matéria lecionada e relevante para a vida profissional.

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia