ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE DURANTE A MONTAGEM DE DENTES EM PRÓTESE TOTAL

  • Paulo Henrique de Souza Pereira
  • Wellington Ferreira de Moraes
  • Ruberval Ferreira de Moraes Júnior
  • Gisela Martins de Souza Pina
Palavras-chave: Prótese Total. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias Ativas. Montagem dos Dentes em Prótese Total.

Resumo

A utilização de metodologias ativas prevista nos planos de ensino como estratégias de ensino/aprendizagem para o conteúdo programático, quando bem planejadas, auxilia a relação pessoal entre professor e acadêmico e traz como consequência uma melhora no desenvolvimento interpessoal dos envolvidos no processo. O objetivo do presente estudo é apresentar o resultado da realização de um workshop com transmissão simultânea da atividade prática de montagem de dentes em prótese total na disciplina de prótese total do curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. O conteúdo programático proposto no plano de ensino referente a montagem de dentes em prótese total foi realizado por meio da realização de um workshop apresentado por um docente devidamente treinado aos discente. Como estratégia de democratizar o acesso a visualização do procedimento utilizou-se vídeo com transmissão simultânea, em tempo real, da montagem dos dentes. Esta metodologia teve como vantagens a proximidade docente/discente, visualização em alta definição dos procedimentos, a resolução de dúvidas em tempo real de forma leve e dinâmica. A presença do docente preparando e com bom planejamento dos recursos utilizados para apresentação do conteúdo programático, demostrou de forma simples e dinâmica a técnica de montagem de dentes em prótese total, tendo a possibilidade de esclarecer as dúvidas em tempo real, aproximando o acadêmico de Odontologia da sua rotina clínica de atendimento e resolução de problemas facilitando e fixando o aprendizado de forma mais expressiva e propiciando a integração e aproximação entre docente/discente/conteúdo teórico e rotina clínica.

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia