A APRESENTAÇÃO DE MÍDIA DIGITAL EM REDE SOCIAL NO APRENDIZADO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA

  • Paulo Henrique de Souza Pereira
  • Everaldo José de Oliveira
  • Luciano Cardoso Antunes
  • Diogo Rodrigues Cruvinel
Palavras-chave: Prótese Fixa. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias Ativas. Enceramento Diagnóstico.

Resumo

Numa sociedade extremamente tecnológica, a utilização de mídias sociais está presente, de forma essencial, no comportamento e modo de vida das pessoas. A aproximação entre tecnologia, e mídias sociais pode também ser utilizada no meio acadêmico para aproximar o docente/discente/conteúdo teórico e tornar o aprendizado mais fácil, dinâmico e divertido. O presente estudo tem como objetivo apresentar um conteúdo teórico pré-fabricado por meio de pequenos vídeos e a sua divulgação em mídia social (Youtube) como forma de complemento das atividades teóricas e práticas propostas no plano de ensino na disciplina de prótese fixa do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e prover uma melhor interação entre conhecimento acadêmico adquirido em sala de aula e fixação pós sala  de aula em tempo real e a qualquer hora possível através do acesso previsível e ilimitado sem custos adicionais aos acadêmicos. Foram confeccionados 18 vídeos referentes ao enceramento de dentes e divulgados em mídia social (Youtube), com 3435 visualização no período de um ano. A quantidade de visualização no período de um ano permitiu concluir que a utilização dessas ferramentas digitais como estratégia de ensino/aprendizagem proporcionaram aos acadêmicos uma experiência divertida, interativa e extremamente funcional para suas atividades acadêmicas de estudo extra classe.

 

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia