APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM DA ÁREA CICLO DE VIDA NA DISCIPLINA DE ODONTOHEBIATRIA

  • Denise Campos Amaral
  • Diana Ribeiro e Silva
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski
  • Luiz Carlos Coura
  • Monarko Nunes de Azevedo
  • Paulo Eduardo Coura
  • Regina Mota Carvalho
  • Sílvio Santana de Oliveira
Palavras-chave: Ciclo de vida. Odontohebiatria. Ensino. Casos clínicos.

Resumo

Apresentar o acompanhamento do processo formativo interdisciplinar do acadêmico dentro da área ciclo de vida direcionado para Odontontohebiatria. Método: Foram utilizados estudos de casos clínicos que oportunizaram aos acadêmicos a elaboração de um potencial de argumentação determinando o estudo e a busca de solução aos casos propostos. Essa metodologia foi aplicada no oitavo período do curso de odontologia do Centro universitário de Anápolis. Os casos apresentados estavam incluídos no contexto de vivência do acadêmico. Estes foram apresentados pelos docentes de forma objetiva e minuciosa de uma situação real, que foi investigada pelos discentes. Após apresentação, foi feita análise crítica, levantamento de hipóteses, busca de suposições, decisões de tratamento e resumos pertinentes aos casos apresentados. Como dinâmica da atividade, a sala foi dividida em grupos onde cada grupo analisou os problemas, expondo seus pontos de vista e o aspecto de como estes poderiam ser tratados. Em seguida, sobe orientação docente, os principais pontos foram retomados com a discussão coletiva das soluções propostas discernindo as melhores conclusões. A avaliação foi realizada por meio de fichas com a consideração dos seguintes critérios: aplicação e argumentação dos conhecimentos, profundidade e variedade dos pontos de vista, coerências dos tratamentos propostos e uma síntese geral finalizando as atividades propostas. Esta estratégia de ensino-aprendizagem contribuiu para que a compreensão fosse de aprendizagem coletiva, em que todos fazem parte do processo e não apenas o ensino focado no docente como detentor de todo o conhecimento.

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia