ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO FORMATIVO NO CICLO DE VIDA VOLTADO PARA ODONTOPEDIATRIA

  • Cristiana Marinho de Jesus França
  • Denise Campos Amaral
  • Diana Ribeiro e Silva
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski
  • Luiz Carlos Coura
  • Monarko Nunes de Azevedo
  • Paulo Eduardo Coura
  • Regina Mota Carvalho
  • Sílvio Santana de Oliveira
Palavras-chave: Ciclo de vida. Odontopediatria. Odontologia. Ensino.

Resumo

Apresentar o acompanhamento do processo formativo do acadêmico dentro da área ciclo de vida voltada para Odontopediatria. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por discentes e docentes na área de Ciclo de Vida na Odontopediatria, no que se refere ao ensino-aprendizagem diante das seguintes estratégias: revisão de conteúdo e Team-Based-Learning (TBL); no curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA. Estas estratégias foram abordadas seguindo a proposta de revisão de conteúdo a partir de questionamentos dos discentes pelos docentes, frente ao conteúdo ministrado em aula anterior, ora de forma oral, ora por meio do uso de imagens clínicas; e o TBL que foi utilizado ao final do bloco de conteúdos teóricos ministrados no semestre, com realização de provas individuais, e posterior agrupamento da turma de discentes para discussão e realização da prova de forma coletiva. Resultados: O acompanhamento do processo formativo do acadêmico perpassou o ensinar e o aprender frente a sedimentação do conhecimento. Tanto a revisão de conteúdo quanto o TBL resgataram a condução desta formação, do qual fez parte o docente no ensinar e o discente no aprender, ou vice-versa. Estas estratégias de ensino-aprendizagem contribuíram para que a compreensão fosse de aprendizagem coletiva, em que todos fazem parte do processo e não apenas o ensino focado no docente como detentor de todo o conhecimento. Cabe o destaque para a efetivação do processo formativo do futuro profissional cirurgião-dentista, no que se refere a Odontopediatria, ao passo que envolveu o planejamento e replanejamento de outras estratégias de ensino nesta disciplina, levando a recondução para a aprendizagem dentro do próprio semestre. Assim, esta proposta alcançou uma visão crítico-reflexiva do conteúdo ministrado e ao mesmo tempo contribuiu para a formação de um profissional capacitado, mediante os aspectos teórico-práticos no sentido de formação para autonomia nas tomadas de decisões. Considerações finais: O ciclo de vida na Odontopediatria pautou-se na valorização do acompanhamento do processo formativo pelo discente e pelo docente, com repercussões para estes dois atores envolvidos, no que tange a aprendizagem.

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia