PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PESQUISA ODONTOLÓGICA: PROPOSTA CURRICULAR NA GRADUAÇÃO

  • Kelly Cristina Borges Tacon
  • Lila Louise Moreira Martins Franco
  • Carolina Cintra Gomes
  • Sílvio Santana de Oliveira
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis
Palavras-chave: Pesquisa. Odontologia. Ensino. Currículo.

Resumo

Objetivo: Relacionar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no currículo pela área de pesquisa do curso de Odontologia a luz da teoria educacional. Método: Trata-se de um estudo de caso em que se vincula o currículo proposto ao processo de ensino-aprendizagem na área de pesquisa do curso de Odontologia em uma cidade de média porte, no Estado de Goiás. Esta relação se deu a partir dos dados empíricos advindos do currículo proposto sob a perspectiva da literatura científica. Resultados: Os achados remetem ao ensino da pesquisa odontológica na matriz curricular vigente se dá como eixo estruturante e norteador dos demais eixos verticais que se articulam a cada período do curso e ao longo de todo o curso em complexidade crescente. Trata-se de uma proposta pautada na inovação curricular e alinhada com as demais disciplinas do curso que se agrupam nas seguintes áreas: diagnóstico, dentística, periodontia, cirurgia, endodontia, prótese dentária, orientação profissional, ciclo de vida, clínica e saúde coletiva. Dentre estas áreas o processo de ensino-aprendizagem nas próprias disciplinas de pesquisa são aula expositiva-dialogada, estudo de casos, dinâmica em grupos, seminário e produção do projeto de pesquisa. Nesta perspectiva de técnicas de ensino cabe ressaltar que nesta matriz curricular o ensino relacionado com a pesquisa odontológica contribuiu como subsídio para produção do conhecimento e interfaces a serem produzidas com a literatura científica, no sentido do aprimoramento da formação acadêmica do futuro cirurgião-dentista, dentro do seu percurso formativo enquanto futuro profissional. Considerações finais: O currículo envolve ensino com pesquisa como proposto na teoria da educação em que se articula ensino-pesquisa-extensão como tríade inseparável no âmbito da educação superior.

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia